O Identifier for Advertisers (IDFA) é um identificador de dispositivo da Apple, atribuído aleatoriamente a um usuário.
O IDFA é usado por anunciantes para rastrear e identificar um usuário, isso permite enviar publicidade personalizada, sem revelar informações pessoais.
Os dados obtidos podem ser usados para descobrir informações de navegação e aplicativos, além de identificar quando os usuários interagem com uma campanha de publicidade mobile.
Além disso, o IDFA identifica quando um usuário clica em um anúncio e ajuda a gerar receita para fins de pagamento e atribuição.
Por que o IDFA é importante para os anunciantes?
IDFAs são importantes porque são um meio preciso de rastrear usuários no iOS. Ao atribuir um único IDFA a um dispositivo, os anunciantes conseguem rastrear campanhas com mais precisão.
O IDFA também se preocupa com a privacidade dos usuários, embora isso possa não ter efeitos adicionais que garantam está do lado certo dos esforços de proteção de dados.
Identificador para anunciantes e ajuste
IDFAs são uma das maneiras mais precisas de rastrear uma campanha de publicidade móvel no iOS, mas os usuários estão cada vez mais optando por não usá-la.
A Apple introduziu um recurso no iOS que permite os usuários escolherem ser rastreados ou não. Ao ativar uma opção chamada "Limitar o rastreamento de anúncios" (LRA), as informações do usuário são mostradas em branco, impedindo que eles vejam anúncios direcionados.
Atualmente, cerca de 20% dos usuários do iOS não podem ser rastreados usando o IDFA porque habilitaram o LRA. Espera-se que esse número cresça com o lançamento do iOS 14.5.