Nintendo Switch 2 pode apresentar SoC com tecnologia NVIDIA Ampere

Imagem de: Nintendo Switch 2 pode apresentar SoC com tecnologia NVIDIA Ampere

O próximo console portátil da Nintendo, conhecido como Nintendo Switch 2, pode estar prestes a receber um grande impulso em termos de desempenho gráfico.

De acordo com rumores recentes, o Nintendo Switch 2 pode utilizar a arquitetura de GPU NVIDIA Ampere em seu Sistema em Chip (SoC).

Essa informação foi descoberta nas atualizações do GitHub, onde foram encontrados dois SoCs personalizados da NVIDIA, chamados de T234 e T239, ambos baseados na arquitetura Ampere. Essa arquitetura é a mesma que alimenta as potentes placas gráficas GeForce RTX série 30.

A listagem de dois SoCs pode indicar a possibilidade de variantes padrão e Pro do Nintendo Switch 2, mas há rumores de que o SKU NVIDIA T234 tenha sido cancelado, enquanto o SOC T239 está programado para ser produzido no processo de fabricação de 8nm da Samsung, o mesmo usado nas GPUs GeForce RTX 30.

Nintendo Switch 2 NVIDIA Ampere SoC
Fonte: GitHub

Os rumores sobre o Nintendo Switch 2 ganharam força após sua apresentação na Gamescom 2023, onde o dispositivo foi mostrado a uma audiência selecionada.

Segundo esses rumores, o Nintendo Switch 2 é capaz de rodar jogos em resolução 4K a 60 FPS e suporta totalmente o Ray Tracing e a tecnologia DLSS da NVIDIA.

Até mesmo uma demonstração do jogo Unreal Engine 5 Matrix Awakens foi realizada no Nintendo Switch 2, com o uso do NVIDIA DLSS 3.1.

A tecnologia NVIDIA DLSS 3.5 Ray Reconstruction é suportada em todas as GPUs RTX, o que sugere que também será compatível com a arquitetura Ampere no Nintendo Switch 2.

No entanto, a geração de quadros pode ser limitada, já que esse recurso funciona apenas nas GPUs mais recentes da série Ada Lovelace.

Além disso, sabemos que o Nintendo Switch 2 possui até 12 GB de RAM, mas o tipo exato de RAM ainda não foi divulgado. Em termos de desempenho gráfico, a NVIDIA tem uma vantagem sobre a AMD, especialmente no que diz respeito ao ray tracing.

Isso significa que o Nintendo Switch 2 está se aproximando do desempenho gráfico do Playstation 5 da Sony, apesar de ser um console portátil.

A arquitetura Ampere representa um grande avanço em relação às GPUs mais antigas usadas nos consoles Nintendo Switch atuais.

Ainda não há uma data oficial de lançamento para o Nintendo Switch 2, mais informações sobre o assunto devem surgir nos próximos meses.