A Netflix anunciou que não vai mais receber pagamentos de seus assinantes que usam o serviço por meio do sistema de compras no aplicativo da Apple App Store.
A decisão afeta os clientes que já tinham uma assinatura ativa pela loja de aplicativos da Apple e que agora terão que escolher outro método de pagamento para continuar assistindo aos filmes e séries da plataforma.
Segundo o site The Streamable, a Netflix começou a enviar notificações aos assinantes afetados pela nova política, orientando-os a acessar o site da Netflix e adicionar uma forma de pagamento alternativa, como um cartão de crédito ou débito.
A Netflix já havia encerrado a possibilidade de novos assinantes ou de assinantes que reativaram suas contas se cadastrarem pelo sistema de compras no aplicativo da Apple em 2018.
No entanto, a empresa ainda permitia que os clientes antigos mantivessem essa forma de pagamento, que era mais conveniente para alguns usuários.
O motivo por trás dessa decisão é evitar que a Netflix tenha que pagar uma comissão de 15% a 30% para a Apple por cada transação realizada pelo sistema de compras no aplicativo da Apple.
Essa comissão é considerada abusiva por muitos desenvolvedores de aplicativos, que acusam a Apple de monopolizar o mercado e de prejudicar a concorrência.
Ao se livrar dessa taxa, a Netflix espera aumentar sua receita e sua independência em relação à Apple, que detém boa parte dos usuários de smartphones e outros dispositivos portáteis.
A nova política de pagamento já está valendo para os usuários nos Estados Unidos, conforme indica o texto atualizado sobre o faturamento da Netflix na Central de Ajuda da Netflix:
"Alguns membros faturados pela Apple em países selecionados podem ser solicitados a adicionar um novo método de pagamento para continuar sua assinatura."
O texto diz "alguns" países, mas o representante da Netflix, Momo Zhao, confirmou ao The Verge que todos os "membros do plano básico que usavam um método de pagamento do iTunes" precisarão se cadastrar diretamente no site da Netflix usando um cartão de crédito ou débito.
Segundo o porta-voz, a mudança de política afetará os assinantes do plano básico da Netflix em países como Estados Unidos e Canadá.
Não se sabe ao certo quantos usuários ainda estão pagando por suas assinaturas pelo sistema de compras no aplicativo da Apple desde que a Netflix desabilitou essa opção para novos assinantes e reingressos, há mais de cinco anos.
A Netflix não divulga o número de assinantes por país ou por forma de pagamento. Estima-se que a empresa tenha mais de 260 milhões de assinantes no mundo todo.