NASA selecionará nova empresa para desenvolver segunda sonda lunar e SpaceX fica de fora

Imagem de: NASA selecionará nova empresa para desenvolver segunda sonda lunar e SpaceX fica de fora

A NASA anunciou que irá desenvolver um segundo módulo lunar para seu programa Artemis que tem como objetivo enviar humanos de volta à Lua e pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra em solo lunar.

A agência espacial está procurando empresas espaciais comerciais para construir um veículo com conceitos de aterrissadores que possam levar pessoas para e da órbita da Lua e da superfície lunar.

O prazo para a construção do novo módulo lunar para a mais recente iniciativa de voo espacial da NASA está previsto para que ele esteja pronto até 2026 ou 2027, no mínimo.

Atualmente, a NASA já possui um contrato com a SpaceX, seu principal parceiro comercial que irá fornecer a nave espacial para o programa Artemis.

Mas, segundo um novo relatório, a NASA pediu um novo orçamento ao presidente Joe Biden para seguir com seus planos de selecionar uma outra empresa para construção de um segundo módulo lunar.

Na verdade, esse era o plano oficial da NASA para o programa Artemis em 2017 quando solicitou US $ 3,4 bilhões do Congresso para financiar o desenvolvimento das sondas lunares Artemis por duas empresas diferentes.

No entanto, a agência espacial recebeu apenas 25% do que foi pedido e como resultado, ela acabou optando por trabalhar apenas com uma das três empresas devido a restrições orçamentárias.

De acordo com a NASA, a escolha de duas empresas para desenvolver aterrissadores lunares para o programa Artemis tem como objetivo inspirar a concorrência e manter os custos baixos.

"A competição leva a resultados melhores e mais confiáveis", disse o administrador da NASA, Bill Nelson, durante uma coletiva de imprensa anunciando a notícia.

"Isso beneficia a todos. Beneficia a NASA. Isso beneficia o povo americano. Eu prometi competição, então aqui está", acrescentou.

A chamada da NASA para selecionar uma nova empresa para trabalhar no programa Artemis será lançada no final deste mês, com uma chamada final programada para acontecer entre março e junho de 2022.

Todas as empresas, exceto a SpaceX, poderão apresentar propostas e concorrer a um contrato com a NASA para desenvolver o segundo módulo lunar para a nave da SpaceX.

A NASA também disse que fará algumas alterações no contrato existente da SpaceX que previa um pouso não tripulado na Lua como um teste de demonstração antes de meados da década de 2020.

Via: NASA