A chegada do Windows 11 da Microsoft trará uma abordagem mais aberta para a loja do Windows, incluindo mudanças na loja de aplicativos Windows e conexão com a Appstore da Amazon para listar aplicativos Android.
Isso significa que poderemos ver os jogos da Steam listados e que os desenvolvedores terão 100% de sua receita usando plataformas de pagamento de terceiros.
A Microsoft também planeja incluir outras lojas de aplicativos alternativas, como Steam e Epic Games Store em sua nova loja de aplicativos do Windows.
"O Windows já hospeda de muitas maneiras essas lojas, e se pudermos hospedá-lo por meio da Microsoft Store, então é claro", disse o chefe de dispositivos do Windows, Panos Panay, em entrevista.
"Com certeza, significa que, se outros quiserem vir à Loja, eles serão muito bem-vindos. Na verdade, encorajado, e é por isso que estamos desenvolvendo algumas dessas políticas.", acrescentou.
Panay também revela o desejo da Microsoft em ajudar as pessoas a encontrarem os aplicativos que desejam, independente das lojas rivais. Isso com certeza facilitaria a vida dos usuários do Windows.
"Eu realmente quero essa experiência em que você vai à loja, digita o aplicativo e obtém o aplicativo que deseja", disse Panay.
Em bora a Microsoft esteja trazendo uma loja mais aberta, a mudança que permitirá que os desenvolvedores fiquem com 100% da receita de aplicativos usando plataformas de pagamento alternativas, não se aplicam a jogos.
Mas, isso representa uma grande omissão, poucas semana atrás, a Microsoft havia anunciado que reduziria sua receita de jogos na Microsoft Store de 30% para 12% a partir de 1º de agosto.
No entanto, como esta politica será aplicada nas lojas que não são da Microsoft, não está claro. Aparentemente a fabricante do Windows está apenas listando aplicativos Android da Appstore da Amazon em sua própria loja.
Se a Steam chegar a ser integrada à loja de aplicativos do Windows, provavelmente será por meio de um cenário de vinculação semelhante, que evita que aplicativos e jogos sejam hospedados diretamente na loja de aplicativos da Microsoft.
Isso ainda seria uma melhoria em relação ao que existe no Windows 10 hoje. Se a Microsoft conseguir abrir uma loja com todos os aplicativos do Windows listados, isso trará grandes benefícios os usuários do Windows.
Via: The Verge