Microsoft perde registros de segurança de clientes por um mês

Imagem de: Microsoft perde registros de segurança de clientes por um mês

A Microsoft disse que corrigiu um bug de software que causou a perda de registros de segurança de clientes por algumas semanas durante o mês de setembro.

O problema afetou a registro de dados de logs em diversos produtos de segurança, o que acabou impactando a capacidade dos clientes em detectar ameaças de forma eficiente.

De acordo com a própria Microsoft, a falha foi identificada em um agente de monitoramento interno, que deixou de enviar dados de log para a plataforma de registro da empresa entre 2 e 19 de setembro.

O erro ocorreu devido a um bug operacional introduzido enquanto a empresa tentava resolver outro problema no serviço de coleta de registros, segundo o Business Insider.

"Nós mitigamos o problema revertendo uma mudança de serviço. Nós nos comunicamos a todos os clientes impactados e forneceremos suporte conforme necessário", disse John Sheehan, vice-presidente corporativo da Microsoft, em uma declaração ao TechCrunch.

A gigante de tecnologia confirmou que o bug foi corrigido revertendo a alteração que havia sido feita no serviço e informou todos os clientes afetados.

Os produtos e serviços impactados incluem: Microsoft Entra, Microsoft Sentinel, Microsoft Defender for Cloud e o Microsoft Purview.

Esses serviços são cruciais para a segurança de redes e sistemas empresariais, e a falha na coleta de logs pode ter prejudicado a análise de dados e a capacidade de gerar alertas de segurança.

A Microsoft alertou que clientes do Microsoft Sentinel, por exemplo, podem ter tido lacunas em logs e eventos relacionados à segurança, impactando a detecção de ameaças.

O que são logs e por que são importantes?

Logs são registros que documentam eventos dentro de um sistema, como tentativas de login, acessos a arquivos e alterações de configurações.

Eles tem um papel essencial na segurança cibernética, pois ajuda as equipes de TI a identificar atividades suspeitas e a rastrear eventuais falhas de segurança.

Sem logs adequados, é mais difícil detectar e responder a intrusões, aumentando o risco de que ameaças passem despercebidas.

Origem do problema

A falha foi originada de um bug acidentalmente introduzido durante uma correção em outro problema no sistema de coleta de registros da Microsoft.

A empresa seguiu as boas práticas de implantação, mas não conseguiu identificar o novo problema logo de cara, o que levou alguns dias para que a questão fosse detectada e corrigida.

A Microsoft garantiu que o problema não afetou o funcionamento dos serviços ou qualquer recurso voltado para os clientes, limitando-se apenas à coleta de logs.

Além disso, a empresa afirmou que a falha não está relacionada a qualquer comprometimento de segurança. Para saber mais detalhes, a Revisão Preliminar Pós-Incidente (PIR) foi disponibilizada aos clientes afetados.

Consequências para a segurança

Mesmo com a rápida mitigação, a ausência temporária de logs pode ter implicações de segurança. A falta de dados completos torna a análise de incidentes mais difícil e pode comprometer a investigação de eventos de segurança.

Para as organizações que dependem de sistemas como o Microsoft Sentinel, qualquer lacuna nos registros pode significar a perda de informações valiosas para a detecção de ameaças e respostas a incidentes.

A Microsoft está oferecendo suporte aos clientes afetados e se comprometeu a revisar seus processos para evitar que problemas semelhantes ocorram no futuro.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.