A Microsoft agora tem sua própria distribuição do Linux e assim como qualquer outra versão do Linux, você pode baixá-lo e executá-lo sozinho.
O projeto Linux da Microsoft de código aberto se chama "Common Base Linux (CBL)" ou CBL-Mariner, e está disponível na plataforma GitHub, a maior plataforma de desenvolvimento do mundo.
O CBL é uma distribuição interna do Linux projetada para fornecer uma plataforma consistente entre os dispositivos, serviços e aplicativos da Microsoft.
Isso significa que a Microsoft será capaz de aumentar sua capacidade de manter seus produtos atualizados conforme as atualizações do Linux.
Para quem não sabe, a Microsoft permitirá que seus aplicativos sejam executados em dispositivos com Linux, MacOS e iPadOS por meio de seu serviço do Windows 365 Cloud PC, um serviço de PC em nuvem criado com base no Azure.
Esta iniciativa faz parte do crescente investimento da Microsoft em uma ampla gama de tecnologias Linux, como SONiC, Azure Sphere OS e Windows Subsystem for Linux (WSL).
Como outras versões do Linux, o CBL básico é um Linux muito leve e vem com uma estrutura que facilita a implantação de patches de segurança via RPM. Além disso, possui uma lista de recursos de segurança enorme.
Atualmente, é possível testar o Linux da Microsoft no Ubuntu 18.04 com a versão mais recente das linguagens Go e do Docker. O CBL-Mariner é uma boa opção para quem busca um Linux seguro e estável.
Via: ZD Net