O navegador Microsoft Edge foi flagrado vazando todos os sites visitados pelos usuários para os servidores do Bing, o que gerou críticas por parte de seus usuários.
De acordo com um relatório do The Verge, a falha de privacidade ocorre devido ao recurso "Seguir criadores", adicionado ao Edge em janeiro de 2022.
Segundo a Microsoft, o recurso de "Seguir criadores" foi projetado para permitir que os usuários acompanhem seus criadores de conteúdo favoritos no YouTube.
No entanto, o recurso está enviando todas as URLs ou domínios visitados pelos usuários para os terminais da API do Bing, mesmo que eles não estejam relacionados a criadores de conteúdo.
O bug foi notado pela primeira vez por um usuário do Reddit identificado como "hackermchackface", que percebeu o navegador enviando solicitações para "bingapis.com" com os URLs completos dos sites que ele visitava aos servidores da API do Bing "bingapis.com/api/v7/followweb/isfollowable".
A causa do problema ainda é desconhecida. Os especialista da Microsoft e o engenheiro da Stardock, Rafael Rivera, afirmam que o recurso está ativado por padrão para notificar o Bing quando o usuário está em determinadas páginas, como YouTube, The Verge e Reddit.
No entanto, o recurso não está funcionando corretamente e, em vez disso, envia quase todos os domínios visitados pelo o usuário para o Bing. A Microsoft reconheceu o problema e disse que está trabalhando em uma solução.
Enquanto isso, é altamente recomendável que os usuários desativem o recurso "seguir criadores" no Microsoft Edge para evitar possíveis violações de privacidade.
Para desativar o recurso "seguir criadores" no Microsoft Edge, siga as seguintes etapas:
- Abra o menu Edge ou aperte as teclas "Alt F" e selecione "Configurações".
- Clique em "Privacidade, pesquisa e serviços" à esquerda.
- Role até a seção "Serviços" no painel à direita.
- Desative a opção "Mostrar sugestões para seguir criadores no Microsoft Edge".
Até agora, a Microsoft não forneceu uma solução para evitar a violação de privacidade, os usuários devem estar atentos à privacidade de seus dados enquanto navegam na Internet para evitar vazamentos indesejados.