Microsoft Edge está vazando sites visitados para os servidores do Bing

Imagem de: Microsoft Edge está vazando sites visitados para os servidores do Bing

O navegador Microsoft Edge foi flagrado vazando todos os sites visitados pelos usuários para os servidores do Bing, o que gerou críticas por parte de seus usuários.

De acordo com um relatório do The Verge, a falha de privacidade ocorre devido ao recurso "Seguir criadores", adicionado ao Edge em janeiro de 2022.

Segundo a Microsoft, o recurso de "Seguir criadores" foi projetado para permitir que os usuários acompanhem seus criadores de conteúdo favoritos no YouTube.

No entanto, o recurso está enviando todas as URLs ou domínios visitados pelos usuários para os terminais da API do Bing, mesmo que eles não estejam relacionados a criadores de conteúdo.

O bug foi notado pela primeira vez por um usuário do Reddit identificado como "hackermchackface", que percebeu o navegador enviando solicitações para "bingapis.com" com os URLs completos dos sites que ele visitava aos servidores da API do Bing "bingapis.com/api/v7/followweb/isfollowable".

A causa do problema ainda é desconhecida. Os especialista da Microsoft e o engenheiro da Stardock, Rafael Rivera, afirmam que o recurso está ativado por padrão para notificar o Bing quando o usuário está em determinadas páginas, como YouTube, The Verge e Reddit.

No entanto, o recurso não está funcionando corretamente e, em vez disso, envia quase todos os domínios visitados pelo o usuário para o Bing. A Microsoft reconheceu o problema e disse que está trabalhando em uma solução.

Enquanto isso, é altamente recomendável que os usuários desativem o recurso "seguir criadores" no Microsoft Edge para evitar possíveis violações de privacidade.

Para desativar o recurso "seguir criadores" no Microsoft Edge, siga as seguintes etapas:

  • Abra o menu Edge ou aperte as teclas "Alt F" e selecione "Configurações".
  • Clique em "Privacidade, pesquisa e serviços" à esquerda.
  • Role até a seção "Serviços" no painel à direita.
  • Desative a opção "Mostrar sugestões para seguir criadores no Microsoft Edge".

Configurações Edge

Até agora, a Microsoft não forneceu uma solução para evitar a violação de privacidade, os usuários devem estar atentos à privacidade de seus dados enquanto navegam na Internet para evitar vazamentos indesejados.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.