A Microsoft adicionou um serviço de rede privada virtual (VPN) chamado "Edge Secure Network" ao seu navegador Edge para melhorar a segurança e privacidade dos usuários.
De acordo com a página de suporte da Microsoft, a VPN do Edge será gratuita e fornecida em parceria com a Cloudflare, empresa líder no ramo de serviços de segurança da Internet.
Atualmente, a VPN Edge Secure Network está em fase de testes e será lançada para o público geral como parte de uma atualização de segurança.
Com este recurso, os usuários do Edge poderão navegar na Internet com mais segurança, já que a VPN irá criptografar todo o tráfego da Web para que os provedores de serviços de Internet não possam coletar dados de navegação.
Além disso, os usuários poderão navegar na web usando um endereço IP virtual e ocultar sua localização, isso também permite que eles acessem conteúdo bloqueado em seu país como programas Netflix ou Hulu.
No entanto, como o serviço é gratuito, seu uso será limitado a 1 GB de dados por mês. O que não é grande coisa, mas considerando as opções de VPN gratuitas disponíveis, é uma boa opção e não será necessário instalar nada.
Para usar a VPN grátis do Edge, os usuários só precisarão estar conectados a uma conta da Microsoft no Edge, ironicamente, isso permite a empresa rastrear seu uso.
A Microsoft ainda observa que a Cloudflare irá coletar informações de uso para suporte e diagnóstico do serviço, mas esses dados serão excluídos permanentemente após 25 horas.
Os usuários que fazem parte do programa Microsoft Edge Insider, já podem testar a VPN da Microsoft abrindo o navegador Edge e indo em "Configurações> Mais> Rede Segura".
Após isso, o navegador irá solicitar que o usuário entre ou crie uma conta da Microsoft para sincronizar seus dados de navegação. Quando a VPN estiver ativada, um ícone de escudo aparecerá no quadro do navegador.
Com este lançamento, o Edge entra para o grupo de navegadores que oferecem VPN integrada. O Opera já oferece este serviço gratuito há um tempo, o Mozila Firefox e Google Chrome, oferecem um serviço de VPN pago.
Se você não gostou das condições da Microsoft para usar o Edge com os novos recursos de segurança e privacidade, saiba que existem navegadores planejados especificamente para isto. Você pode saber mais aqui.
Via: Microsoft Support