A Micron está trazendo para o mundo dos games sua nova memória GDDR7. Segundo a empresa, essa nova geração de memória pode aumentar o FPS (quadros por segundo) em até 30% em jogos com tecnologias avançadas como ray tracing e rasterização.
Com velocidades iniciais de 28 e 32 Gbps, a GDDR7 da Micron é projetada para elevar o desempenho das GPUs a novos patamares.
Esse avanço não se limita apenas à velocidade; a nova memória também melhora a eficiência energética e a largura de banda, dois elementos importantes para a experiência de jogo.
Enquanto outras gigantes como SK hynix e Samsung também lançaram suas versões de GDDR7, a Micron tem o diferencial de oferecer a maior densidade de bits do mercado.
Com a nova memória operando a 32 Gb/s, a Micron garante um aumento de 30% no desempenho em comparação ao seu padrão anterior, a GDDR6, que opera a 20 Gb/s.
No entanto, a Micron não revelou detalhes sobre a plataforma usada para testar essa nova tecnologia, mas os resultados parecem promissores.
Segundo a Micron, sua memória GDDR7 também trará uma alta largura de banda acima de 1,5 TB/s, que deve reduzir os tempos de resposta em até 20% para tarefas como a geração de imagens por IA.
Esses números são muito impressionantes, principalmente considerando o impacto que terão em jogos de alta definição como 4K Ultra.
A memória GDDR7 da Micron utiliza a tecnologia DRAM 1β (1-beta), oferecendo 32 Gb/s em um design otimizado para consumo de energia.
Com mais de 1,5 TB/s de largura de banda do sistema e o primeiro desempenho PAM3 de 40 Gb/s do setor, a GDDR7 levará o desempenho dos jogos a novos patamares.
A NVIDIA já está preparada para integrar a GDDR7 em sua próxima geração de produtos Blackwell "RTX 50". A AMD também pretende usar essa nova memória em sua linha RDNA 4.
Já a Intel, por enquanto, continuará com a GDDR6 em seus gráficos Battlemage "Xe2", deixando a adoção da GDDR7 para futuras gerações.