A Apple está lançando o macOS 12 Monterey, uma atualização do macOS que trará muitos novos recursos e melhorias de segurança.
O novo macOS 12 Monterey estará disponível para download ainda hoje (25) e é a primeira grande atualização do sistema operacional desde o macOS 11 Big Sur.
No entanto, não só de novos recursos será marcado o lançamento do macOS Monterey, alguns recursos como o Universal Control que ainda está em fase beta, não estarão disponíveis nesta primeira versão.
Isso significa que os usuários da Apple que costumam alternar os acessórios entre dispositivos com o Universal Control, agora só poderão usar um único mouse e teclado para cada dispositivo.
Vamos agora dar uma olhada em alguns recursos e aplicativos que receberão atualizações no novo macOS Monterey que podem melhorar, ou não, a experiência dos usuários.
Atalhos
Os atalhos para Mac estão disponíveis no macOS Monterey e trarão as mesmas funcionalidades do atalhos para iOS e iPadOS.
Todos os atalhos que você criar estarão disponíveis em todo o sistema e você poderá executá-los de qualquer lugar no Mac.
Além disso, eles serão sincronizados em todos os seus dispositivos Apple. Se forem compatíveis, os atalhos do iPhone e iPad podem ser executados em M1 Macs ou em sistemas Mac baseados em Intel com aplicativos Catalyst.
A Apple confirmou que o suporte ao Automator, aplicativo de automação que era usado anteriormente para gerenciar atalhos, continuará no macOS Monterey.
Safari
O Safari para Mac receberá um facelift na interface do usuário para suportar seus novos recursos de guias. Agora, a barra de guias do navegador irá assumir a cor do site e a barra de ferramentas ficará mais compacta.
Além disso. os botões de Início, Compartilhar, Privacidade e Downloads ficarão em um menu à direita da barra de endereço.
O novo redesenho da interface do usuário do navegador Safari também inclui novos grupos de guias para facilitar a experiência dos usuários com muitas páginas abertas.
Os novos recurso de Grupos de Guias permitem salvar um conjunto de guias para acessá-las mais tarde. O Safari também ficará de olho em cada guia para evitar que os sites usem os recursos do sistema indevidamente.
AirPlay
O AirPlay estará disponível no macOS Monterey e em todos os dispositivos compatíveis, com ele, é possível reproduzir conteúdo de mídia do iPhone e iPad direto no Mac.
Além disso, você também pode desenhar usando seu iPad e usar o AirPlay para transmitir sua atividade em um Mac para que outros possam assistir, usando conexão sem fio ou por meio de conexão USB.
Dispositivos compatíveis com AirPlay para Mac:
- 2018 e posterior e MacBook Pro
- 2018 e posterior e MacBook Air
- 2019 e posterior e iMac
- iMac Pro
- 2020 e posterior e Mac mini
- 2019 e posterior eMac Pro
- iPhone 7 e posterior
- 2ª geração e posterior e iPad Pro
- iPad Air de 3ª geração e posterior
- iPad de 6ª geração e posterior
- iPad mini de 5ª geração e posterior
FaceTime e Mensagens
O FaceTime e Mensagens também receberão novos recursos no macOS Monterey que tornarão muito mais fácil incorporar mídia em conversas.
Estes recursos também estão disponíveis no iOS 15 e trarão diversas melhorias na experiência do usuário por meio SharePlay durante as conversas enquanto assistem a vídeos, ouvem músicas ou até mesmo durante uma ligação.
O SharePlay estará disponível para Apple TV e Apple Music, o suporte para outros serviços dependerá dos serviços que adotam a API SharePlay e atualizam seus serviços com suporte.
No entanto, a Apple disse recentemente que desabilitou o SharePlay no iOS 15 beta 6 e não estará mais disponível no lançamento inicial do Monterey, ele deve ser lançado ao público mais afrente em uma atualização de software.
As chamadas de vídeo do FaceTime usando o Mac agora poderão receber pessoas que usam dispositivos Windows por meio de um link que poderá ser acessado pelo navegador.
Para participar de vídeochamadas do FaceTime no Windows, o dispositivo terá que ter a versão mais do navegador Google Chrome ou Microsoft Edge e suporte de codificação de vídeo H.264.
Finder e janelas
O Finder no macOS Monterey também recebey algumas alterações. Agora, ao copiar um arquivo, a janela de progresso tem a forma de um gráfico de pizza e você pode pausar cópias de arquivos longos e retomá-los mais tarde.
O recurso "Go to Folder" recebeu um novo design e a Apple aprimorou o mecanismo de preenchimento automático para facilitar a localização de arquivos e pastas.
Monterey também tem algumas novas maneiras de gerenciar janelas. Você pode trocar aplicativos em Split View e alterar uma janela Split View para tela inteira.
O Windows agora é redimensionado automaticamente ao mover uma janela para um monitor secundário para um dispositivo Mac ou iPad. E se você estiver no modo de tela inteira, você pode ter uma barra de menu sempre ativa.
Redefinir sem reinstalar
Uma nova opção nas "Preferências do Sistema" permitirá que você apague todos os dados do usuário e aplicativos instalados pelo usuário, assim como em um dispositivo iOS.
Isso significa que você pode essencialmente "reiniciar" um Mac executando Monterey sem ter que fazer uma reinstalação completa.
Modo de baixo consumo
Outro recurso que veio do iPhone é o "Modo de Baixo Consumo", que diminui a velocidade do clock do sistema e o brilho da tela para preservar a bateria do seu MacBook.
Memoji
No Monterey haverá muitas opções de personalizar Memojis com recursos que oferecem mais roupas e cores, chapéus multicoloridos, novos óculos, recursos de acessibilidade e a capacidade de ter duas cores de olhos diferentes.
Além disso, você pode escolher um Memoji login com animações que reagem a você, como uma saudação de login ou um balançar de cabeça se você digitar a senha errada.
Outros novos recursos
- Melhorias de mapas.
- Capacidade de copiar, colar ou pesquisar texto em fotos.
- Notificações com nova aparência, opções de silenciamento e opções de sensibilidade ao tempo.
- Aplicativo de livros e feed de notícias redesenhados.
- Nova preferência de sistema de senhas, onde você pode encontrar suas senhas salvas.
- Um autenticador integrado que você pode usar para sites que requerem autenticação de dois fatores.
- Vários novos recursos no aplicativo de fotos.
Siri offline
A Apple revelou recentemente que a Siri para iPhone e iPad poderá ser usada sem conexão com a internet graças a nova tecnologia Neural Engine no processador do dispositivo.
No entanto, a Siri para Mac ainda precisará de conexão com a Internet. Isso ocorre por que os Macs com silício da Apple não tem o mesmo mecanismo neural do iPhone.
Compatibilidade e data de lançamento
Aqui está uma lista com os Macs que podem executar o macOS Monterey.
- MacBook (2016 e posterior)
- MacBook Air (início de 2015 e mais tarde)
- MacBook Pro (início de 2015 e mais tarde)
- Mac mini (final de 2014 e posterior)
- iMac (final de 2015 e posterior)
- iMac Pro (final de 2017 e posterior)
- Mac Pro (final de 2013 e posterior)
O macOS Monterey será lançado pela Apple oficialmente hoje (25), a equipe de desenvolvedores da empresa só está terminando alguns reajustes para liberar o sistema para download, isso deve ocorrer até o fim do dia.
Via: Mac World