A Apple sempre trouxe novidades em hardware para seus iPhones, principalmente nas versões mais caras, que costumam vir com um chipset bem mais potente.
Foi assim com o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, que receberam o A17 Pro. Mas, parece que com o iPhone 16, essa estratégia vai mudar um pouco.
Segundo um vazamento recente, todos os modelos do iPhone 16 vão contar com o mesmo chip, o A18. Mas calma, ainda pode haver algumas diferenças que a Apple só vai revelar no lançamento.
Segundo o código do backend da Apple descoberto por Nicolás Alvarez e divulgado pelo MacRumors, a Apple planeja lançar quatro modelos do iPhone 16, todos com o chip A18.
Esses modelos são identificados como iPhone17,1, iPhone17,2, iPhone17,3, iPhone17,4 e iPhone17,5. Esse esquema é bem diferente do ano passado, quando o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus tinham identificadores diferentes dos modelos Pro.
Todos os iPhones 16 devem vir com o chip A18, mas provavelmente as especificações internas irão variar. Acreditamos que os modelos básicos, como o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, possam ter menos núcleos de GPU.
Por outro lado, todos os modelos devem ter pelo menos 8 GB de RAM, que é o necessário para rodar o Apple Intelligence.
O Neural Engine, que é responsável por várias funções de inteligência artificial, deve ser mais poderoso do que o presente no chip M4.
Também é possível que a Apple adote um nome especial, como A18 Pro, para os modelos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.
Isso ajudaria os consumidores a identificar facilmente as versões mais potentes, caso queiram sempre a melhor tecnologia disponível.
Para os fãs da Apple, essa mudança pode ser interessante. Com todos os modelos usando o mesmo chip A18, você pode ter um desempenho sólido mesmo nos modelos mais básicos.
No entanto, para quem busca o máximo de performance, é bom ficar de olho nas especificações detalhadas que ainda serão divulgadas. Assim, será possível escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades.