Linha completa do iPhone 16 pode apresentar o mesmo chip A18

Imagem de: Linha completa do iPhone 16 pode apresentar o mesmo chip A18

A Apple sempre trouxe novidades em hardware para seus iPhones, principalmente nas versões mais caras, que costumam vir com um chipset bem mais potente.

Foi assim com o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, que receberam o A17 Pro. Mas, parece que com o iPhone 16, essa estratégia vai mudar um pouco.

Segundo um vazamento recente, todos os modelos do iPhone 16 vão contar com o mesmo chip, o A18. Mas calma, ainda pode haver algumas diferenças que a Apple só vai revelar no lançamento.

Segundo o código do backend da Apple descoberto por Nicolás Alvarez e divulgado pelo MacRumors, a Apple planeja lançar quatro modelos do iPhone 16, todos com o chip A18.

Esses modelos são identificados como iPhone17,1, iPhone17,2, iPhone17,3, iPhone17,4 e iPhone17,5. Esse esquema é bem diferente do ano passado, quando o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus tinham identificadores diferentes dos modelos Pro.

Todos os iPhones 16 devem vir com o chip A18, mas provavelmente as especificações internas irão variar. Acreditamos que os modelos básicos, como o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, possam ter menos núcleos de GPU.

Por outro lado, todos os modelos devem ter pelo menos 8 GB de RAM, que é o necessário para rodar o Apple Intelligence.

O Neural Engine, que é responsável por várias funções de inteligência artificial, deve ser mais poderoso do que o presente no chip M4.

Também é possível que a Apple adote um nome especial, como A18 Pro, para os modelos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.

Isso ajudaria os consumidores a identificar facilmente as versões mais potentes, caso queiram sempre a melhor tecnologia disponível.

Para os fãs da Apple, essa mudança pode ser interessante. Com todos os modelos usando o mesmo chip A18, você pode ter um desempenho sólido mesmo nos modelos mais básicos.

No entanto, para quem busca o máximo de performance, é bom ficar de olho nas especificações detalhadas que ainda serão divulgadas. Assim, será possível escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo com análises confiáveis e focados em tecnologia.