A Acer está se preparando para entrar com tudo no mercado de laptops com inteligência artificial (IA) com o novo Swift 14 equipado com o poderoso AMD Ryzen AI 300.
O Acer Swift 14, com seu design fino de 14 polegadas, foi recentemente visto no banco de dados do Geekbench, revelando algumas especificações.
Segundo o relatório do Geekbench, ele virá equipado com o AMD Ryzen AI 9 HX 370, uma APU robusta com 12 núcleos e 24 threads, divididos entre quatro configurações Zen 5 e oito Zen 5C.
O chip atinge clocks de até 5,1 GHz, prometendo desempenho de primeira linha. Além da CPU poderosa, o Ryzen AI 9 HX 370 inclui a Radeon 890M iGPU, que possui 16 unidades de computação, totalizando 1024 núcleos.
O chip também conta com o mecanismo XDNA 2 AI, capaz de alcançar até 50 TOPS (Tera operações por segundo) em desempenho de IA.
Isso significa que tarefas complexas de IA serão processadas com facilidade e rapidez. Nos testes do Geekbench, a CPU atingiu 2.689 pontos em desempenho single-core e 13.515 em multi-core.
Essas pontuações são um pouco mais baixas que outras entradas, mas isso pode ser devido ao design slim do Acer Swift 14, que provavelmente opera com um TDP (Thermal Design Power) mais baixo, variando entre 17-28 W, em vez do TDP completo de 54 W que as APUs Ryzen AI 300 suportam.
A Acer deve disponibilizar o Swift 14 com três opções de plataforma: Qualcomm Snapdragon X Elite, Intel Lunar Lake e AMD Strix Point.
Essa diversidade sugere que a Acer quer garantir que seus usuários tenham acesso ao melhor da tecnologia de PC com IA disponível no mercado.
Esses laptops com APUs Strix Point "Ryzen AI 300" da AMD têm lançamento previsto para 28 de julho, e além da Acer, outros fabricantes como ASUS, HP, Lenovo e MSI também integrarão esses chips em seus dispositivos.