iPhone SE 4 pode não oferecer suporte ao Apple Intelligence

Imagem de: iPhone SE 4 pode não oferecer suporte ao Apple Intelligence

Já sabemos que para rodar o Apple Intelligence em um iPhone é necessário uma quantidade de RAM expressiva e a capacidade do Neural Engine.

Esses requisitos justificam o fato de que o conjunto de recursos de IA generativa da Apple estará disponível apenas nos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, que possuem 8 GB de RAM e o chip A17 Pro.

Inicialmente, havia a expectativa de que o iPhone SE 4 também seria equipado com a mesma quantidade de memória, o que faria dele um forte candidato a receber o Apple Intelligence.

No entanto, um código vazado no macOS 15.1 Sequoia Beta sugere que essa previsão pode não se concretizar. O vazamento mostra uma suposta lista de dispositivos que devem receber suporte ao Apple Intelligence.

O perfil @aaplpro compartilhou no X (antigo Twitter) um trecho indicando que o iPhone SE 4 pode chegar com apenas 6 GB de RAM, em vez dos 8 GB que se esperava.

Isso coloca em risco o suporte aos recursos de IA generativa da Apple para esse modelo. Cada iPhone possui um identificador exclusivo.

Por exemplo, o iPhone SE 3 é identificado como iPhone14,6. Seguindo essa lógica, o próximo iPhone SE 4 deve ser identificado como iPhone15,6.

Entretanto, os detalhes encontrados no código vazado não incluem esse identificador, o que pode significar que o iPhone SE 4, previsto para 2025, ficará de fora da lista de dispositivos compatíveis com o Apple Intelligence.

Modelos compatíveis com o Apple Intelligence

O código vazado também revelou que os modelos iPhone 16, identificados como iPhone17,1, iPhone17,2, iPhone17,3 e iPhone17,4, estarão equipados com os recursos avançados do Apple Intelligence.

Além disso, a família iPhone 17, mencionada no código, terá identificadores como iPhone18,1, iPhone18,2, iPhone18,3 e iPhone18,4.

Espera-se que o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max venham com 12 GB de RAM, permitindo não apenas um multitarefa mais fluido, mas também a ativação de mais recursos do Apple Intelligence.

Com base nessas informações, é provável que o iPhone SE 4 seja lançado com 6 GB de RAM, em vez dos 8 GB, o que o colocaria fora dos dispositivos com requisitos para os novos recursos de IA da Apple.

Mesmo que o modelo seja equipado com o chip A18, esperado no iPhone 16 e iPhone 16 Plus, essa configuração pode não ser suficiente para suportar os recursos de IA generativa, tanto em nuvem quanto no dispositivo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.