Já sabemos que para rodar o Apple Intelligence em um iPhone é necessário uma quantidade de RAM expressiva e a capacidade do Neural Engine.
Esses requisitos justificam o fato de que o conjunto de recursos de IA generativa da Apple estará disponível apenas nos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, que possuem 8 GB de RAM e o chip A17 Pro.
Inicialmente, havia a expectativa de que o iPhone SE 4 também seria equipado com a mesma quantidade de memória, o que faria dele um forte candidato a receber o Apple Intelligence.
No entanto, um código vazado no macOS 15.1 Sequoia Beta sugere que essa previsão pode não se concretizar. O vazamento mostra uma suposta lista de dispositivos que devem receber suporte ao Apple Intelligence.
O perfil @aaplpro compartilhou no X (antigo Twitter) um trecho indicando que o iPhone SE 4 pode chegar com apenas 6 GB de RAM, em vez dos 8 GB que se esperava.
Isso coloca em risco o suporte aos recursos de IA generativa da Apple para esse modelo. Cada iPhone possui um identificador exclusivo.
Por exemplo, o iPhone SE 3 é identificado como iPhone14,6. Seguindo essa lógica, o próximo iPhone SE 4 deve ser identificado como iPhone15,6.
Entretanto, os detalhes encontrados no código vazado não incluem esse identificador, o que pode significar que o iPhone SE 4, previsto para 2025, ficará de fora da lista de dispositivos compatíveis com o Apple Intelligence.
Modelos compatíveis com o Apple Intelligence
O código vazado também revelou que os modelos iPhone 16, identificados como iPhone17,1, iPhone17,2, iPhone17,3 e iPhone17,4, estarão equipados com os recursos avançados do Apple Intelligence.
Além disso, a família iPhone 17, mencionada no código, terá identificadores como iPhone18,1, iPhone18,2, iPhone18,3 e iPhone18,4.
Espera-se que o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max venham com 12 GB de RAM, permitindo não apenas um multitarefa mais fluido, mas também a ativação de mais recursos do Apple Intelligence.
Com base nessas informações, é provável que o iPhone SE 4 seja lançado com 6 GB de RAM, em vez dos 8 GB, o que o colocaria fora dos dispositivos com requisitos para os novos recursos de IA da Apple.
Mesmo que o modelo seja equipado com o chip A18, esperado no iPhone 16 e iPhone 16 Plus, essa configuração pode não ser suficiente para suportar os recursos de IA generativa, tanto em nuvem quanto no dispositivo.