Os rumores sobre a Apple querer lançar o iPhone mais fino de todos realmente chamaram atenção — e também críticas. Mas a gigante de Cupertino mostrou que não é só aparência.
Apesar de supercompacto, o iPhone Air vem com desempenho de primeira e acabamento premium. Além disso, é o primeiro iPhone a trazer dois chips de conexão sem fio desenvolvidos pela própria Apple.
Olhando para o iPhone Air, ele mantém o cuidado com materiais de alta qualidade, usando titânio grau 5, e não simplesmente alumínio como alguns modelos mais antigos. Apesar de ter apenas 5,6mm de espessura, a Apple garante que ele é extremamente resistente.
A tela tem 6,5 polegadas, suporte à tecnologia ProMotion (mesma do iPhone 17) e função Always On, para você acompanhar notificações sem precisar desbloquear o aparelho.
- Leia também: iPhone 17 Pro e Pro Max são lançados com A19 Pro, câmeras avançadas e refrigeração por vapor
Além disso, alcança 3.000 nits de brilho máximo em ambientes externos e conta com o Ceramic Shield 2 na frente e, pela primeira vez, atrás, deixando a traseira até 4 vezes mais resistente a riscos.
Seguindo a filosofia ambiental da Apple, 80% do material usado no iPhone Air é reciclado. O iPhone Air vem com o A19 Pro, produzido na tecnologia 3nm mais avançada.
Ele mantém a configuração de 6 núcleos, sendo 2 de performance e 4 de eficiência, mas os núcleos de baixo consumo agora têm 50% mais cache, tornando o aparelho ainda mais rápido e eficiente que o A19 normal.
A GPU do A19 Pro tem Dynamic Cache de segunda geração e compressão de imagens unificada, enquanto os Neural Accelerators permitem três vezes mais processamento gráfico que o A18 Pro.
Segundo a Apple, o iPhone Air chega a níveis de processamento comparáveis a um MacBook Pro — ideal para quem quer usar apps de inteligência artificial ou tarefas pesadas.
O modem 5G C1X de segunda geração chega com até duas vezes mais velocidade que o C1 do iPhone 16e, consumindo 30% menos energia que o Snapdragon X75 usado nos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max.
Já o chip N1 gerencia Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0 e Thread, garantindo conexões mais rápidas e eficientes, seja para AirDrop ou criar um hotspot. Com ele, a Apple pode começar a reduzir a dependência de chips de terceiros, como a Broadcom, nos futuros iPhones.
O iPhone Air vem com uma câmera traseira de 48MP, que permite zoom 1x e 2x, e uma câmera frontal de 18MP com Center Stage, que usa inteligência artificial para ajustar automaticamente o enquadramento de acordo com a quantidade de pessoas na tela.
A Apple não divulgou a capacidade exata da bateria, mas garante até 27 horas de reprodução de vídeo. Com o acessório MagSafe Battery, esse tempo pode chegar a impressionantes 40 horas.
O iPhone Air chega em quatro cores, com 256 GB de armazenamento na versão base. O preço sugerido é US$ 999, com pré-venda a partir de 12 de setembro e lançamento oficial em 19 de setembro. O valor para o Brasil ainda é desconhecido.