A Apple tem investido pesado no desenvolvimento do próprio modem 5G, buscando autonomia e maior controle sobre seus iPhones.
O C1, usado no iPhone 16e, é resultado de anos de esforços e desafios da empresa para criar uma solução própria, mas ainda há perguntas sobre os próximos modelos.
Segundo códigos vazados, o iPhone 17 Air e o iPhone 17e devem contar com esse chip feito pela própria Apple, mas não sabemos ainda se será o mesmo C1 ou uma versão mais avançada, o C2.
Se a Apple mantiver o C1 no iPhone 17 Air e no iPhone 17e, esses aparelhos provavelmente não vão funcionar nas redes mmWave nos Estados Unidos, um tipo de conexão 5G de altíssima velocidade.
- Leia também: iPhone 17 Air deve rivalizar com o modelo Pro, menos em jogos por causa de GPU reduzida
O vazamento, identificado pelo perfil @aaronp613, mostra que o modem da Apple deve chegar ao iPhone 17 Air ainda este ano e ao iPhone 17e em 2026.
Os outros modelos do iPhone 17 devem continuar usando chips da Qualcomm por enquanto, mas há rumores de que alguns podem receber um chip Wi-Fi desenvolvido internamente.
I can confirm after looking at the leaked Apple code that the iPhone 17 Air (d23) and iPhone 17e (v159) will be getting an Apple modem.
This was first reported by @markgurman in his Power On newsletter
— Aaron (@aaronp613) August 14, 2025
Caso isso se confirme, o iPhone 17 Air seria o primeiro lançamento da Apple a ter dois chips sem fio feitos totalmente pela própria empresa.
A dúvida é se o iPhone 17 Air e o iPhone 17e vão usar o C1 ou o C2. Até agora, nem mesmo especialistas renomados como Mark Gurman, da Bloomberg, têm essa resposta.
O que se sabe é que o C1 do iPhone 16e não é compatível com redes mmWave, o que torna os modems 5G da Qualcomm superiores para quem quer usar essa tecnologia em um smartphone topo de linha.
Após o lançamento do iPhone 16e, surgiram informações de que a Apple já estava trabalhando no C2, que traria justamente suporte às redes mmWave.
Se a Apple conseguir finalizar o C2 a tempo, não há motivo para ele não estrear no iPhone 17 Air e no iPhone 17e. Por outro lado, se fosse esse o caso, a empresa poderia simplesmente ter usado o C2 em toda a linha iPhone 17.
Por enquanto, a aposta mais provável é que o iPhone 17 Air venha com o C1 e o iPhone 17e com o C2, mas a Apple pode mudar de ideia a qualquer momento. Provavelmente só saberemos com certeza na apresentação oficial, prevista para 9 de setembro.