A Apple continua atrás da Samsung quando se trata de volume de remessas de smartphones no segundo trimestre de 2024, mas em termos de modelos mais vendidos globalmente, a gigante de Cupertino está na frente.
De acordo com uma pesquisa recente da Counterpoint Research, três modelos do iPhone 15 garantiram as três primeiras posições no ranking de vendas.
A Samsung também teve seus momentos de destaque, com o Galaxy S24 Ultra aparecendo na lista, mas em uma posição mais baixa.
Um modelo da Xiaomi também apareceu no topo da lista, mudando um pouco o cenário em relação ao segundo trimestre de 2023.
Apesar do sucesso, o Galaxy S24 Ultra da Samsung foi apenas o nono mais vendido, com os modelos mais acessíveis da marca ocupando posições mais altas.
Já o iPhone 15 Pro Max, com sua estrutura de titânio, câmeras adicionais, uma unidade traseira telefoto tetraprisma, uma tela OLED nítida com taxa de atualização de até 120 Hz e outros recursos, obteve 3,7% das vendas gerais no segundo trimestre de 2024.
O iPhone 15 básico, por outro lado, liderou com uma participação de mercado de 4,1%, seguido pelo iPhone 15 Pro na terceira posição.
O iPhone 15 Plus não apareceu na lista, o que não é foi nenhuma surpresa, já que suas únicas vantagens são uma tela maior e a falta dos principais recursos do iPhone 15 Pro Max.
O iPhone 14, da geração anterior, ainda conseguiu garantir o sexto lugar com 1,6% das vendas, ficando à frente do Galaxy S24 Ultra, que alcançou 1,4% das vendas totais e ficou na nona posição.
Os modelos mais acessíveis da Samsung, Galaxy A15 5G e Galaxy A15 4G, ocuparam o quarto e quinto lugares, respectivamente. A Xiaomi também marcou presença com o Redmi 13C 4G, que ficou uma posição acima do Galaxy S24 Ultra.
Smartphones premium perdem espaço
A pesquisa aponta que, apesar do número de smartphones premium na lista dos 10 mais vendidos tenha permanecido o mesmo em comparação com o segundo trimestre de 2023, a participação desses dispositivos no mercado global caiu cerca de 1,5%.
Esse declínio pode ser atribuído à dificuldade do Galaxy S24 Ultra e do iPhone 15 em ganhar tração suficiente na China, onde empresas como Huawei e Vivo dominam.
Uma tendência importante a ser observada é a dos smartphones com IA generativa, que deve desempenhar um papel fundamental nas próximas remessas.
A linha do iPhone 16 deve ser lançada ainda este ano, mas as funcionalidades de IA generativa, sob o guarda-chuva da Apple Intelligence, só devem chegar com o iOS 18.1, o que pode impactar negativamente as vendas.
De qualquer forma, teremos que ficar atentos aos próximos trimestres para ver como essas tendências se desenrolam no futuro.