O iOS 15 foi anunciado oficialmente durante uma apresentação online para a WWDC, nesta segunda-feira (8). A Apple apresentou uma prévia do iOS 15 revelando novos recursos importantes.
O iOS 15 é uma continuação da versão 14 do ano passado e deve ser lançado em setembro com estreia prevista no iPhone 13.
Esta nova versão do iOS trará vários novos recursos, melhorias e refinamentos que não foram fornecidos na ultima atualização, o que é uma surpresa, já que faz pouco tempo que a Apple lançou o iOS 14.
O FaceTime por exemplo, terá mais recursos semelhantes ao Zoom, incluindo links que permitem aos usuários de Android e Windows participarem de uma videochamada por meio de um navegador.
Você pode assistir a vídeos e ouvir música com amigos por meio de uma ligação do FaceTime. As mensagens podem reunir e organizar links e conteúdo para que você possa visualizá-los todos de uma vez quando quiser.
Também será possível configurar o telefone para agrupar alertas menos importantes e recebe-los como um resumo de notificação.
Além disso, o Live Text que é basicamente a versão do Google Lens da Apple, esta chegando junto com o iOS 15. Você pode até adicionar sua carteira de motorista ao aplicativo Wallet da Apple.
As atualizações no iOS 15 se encaixam em quatro temas principais: permanecer conectado, encontrar o foco, usar a inteligência e explorar o mundo.
Uma versão de desenvolvedor do iOS 15 estará disponível para download ainda esta semana, com um beta público sendo lançado ainda este mês.
Suporte a FaceTime para Android, Windows
Uma das maiores atualizações no iOS 15 chega ao FaceTime, aplicativo da Apple para chamadas de vídeo e áudio. No ano passado, muitos de nós contamos com videochamadas para manter contato com amigos e familiares e colaborar com colegas.
Aplicativos como Skype e Zoom se tornaram populares, enquanto o FaceTime sofreu por causa de suas limitações. O iOS 15 torna o FaceTime um pouco mais parecido com o Zoom.
Agora, no iOS 15, os links de videochamadas feitos pelo faceTime permitem que os usuários do Windows e do Android façam uma chamada de vídeo direto de um navegador.
De acordo com o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, o objetivo de atualizar o FaceTime no iOS 15 era torná-lo mais natural e confortável de usar.
Agora é possíveç agendar ligações e criar links com antecedência. Os links do FaceTime podem ser acessados em dispositivos Apple ou por meio de um navegador em telefones Android e dispositivos Windows.
A interface de vídeo do FaceTime foi reformulada com uma nova visualização em grade. Os blocos de tamanho aleatório foram substituídos por uma grade organizada de quadrados de tamanhos semelhantes.
O modo de exibição de grade torna mais fácil ver quem está falando. Além disso, foi adiciona o modo retrato que separa você do fundo, transformando o fundo da sua videochamada em um belo borrão artístico.
Também existem novas ferramentas para melhorar o áudio que oferece suporte a áudio espacial durante uma chamada e torna seus amigos e familiares mais naturais, dando a impressão de que eles estão na mesma sala com você.
O microfone que ficou ainda mais inteligente pode isolar sua voz ou ampliar sua captação para capturar todos os detalhes em seu ambiente.
Durante uma chamada de vídeo no FaceTime, agora você pode reproduzir uma música ou um vídeo, como Mythic Quest no Apple TV Plus, e todos na chamada podem ouvir ou assistir juntos. O recurso é chamado de SharePlay e funciona com TikTok, Disney Plus, Hulu e muito mais.
Assista filmes e ouça músicas pelo FaceTime no iOS 15
Outro novo recurso do FaceTime é o SharePlay, que permite compartilhar sua tela, suas músicas ou vídeos por meio de uma chamada de vídeo.
Por exemplo, se você estiver em uma ligação do FaceTime, poderá reproduzir uma música no Apple Music e ouvi-la durante a ligação com seus amigos e familiares.
O recurso funciona com Apple Music e conteúdo de vídeo da Apple TV Plus, TikTok, Disney Plus, HBO Max e Hulu, entre outros. Além disso, ao assistir um vídeo pelo FaceTime é possível vincular ele com sua Apple TV.
O iMessage ganhou um novo design e o conteúdo ficou mais organizado
O aplicativo iMessage no iOS 15 também recebeu um novo visual. Agora, quando você recebe várias fotos de um amigo, as imagens podem ser apresentadas como uma colagem ou colocadas em uma pilha de fotos.
Em uma conversa do iMessage, as fotos são mostradas em um novo design de colagem ou, quando houver muitas, elas serão organizadas em uma pilha de fotos.
Você pode deslizar através de uma pilha de fotos apenas na visualização no tópico ou tocar para abrir todas as fotos em uma tela separada.
Outro novo recurso, chamado "Compartilhado com Você", que pega vídeos, músicas e histórias vincula as pessoas compartilhadas com você em conversas e os organiza em uma nova guia para o aplicativo correspondente.
Por exemplo, se um amigo enviar para você um link para uma história do Apple News via iMessage, ele será adicionado automaticamente à guia "Compartilhado com Você" no aplicativo Apple News.
A guia mostrará o link e quem compartilhou com você. Quando você tocar no nome da pessoa, você será levado de volta a esse ponto em sua conversa no iMessage com ela.
O recurso também trará fotos que são compartilhadas com você em aplicativos Fotos. No entanto, serão importadas somente aquelas que são de seu interesse, capturas de tela e memes não serão adicionados.
"Compartilhado com Você" funciona nos seguintes aplicativos: Apple Music, Apple News, Apple TV, Safari, Fotos e Podcasts. Você também pode fixar uma mensagem, link ou conteúdo e fazer com que apareça na pesquisa.
iOS 15 revisa notificações e adiciona ferramentas para ajudar usuário a se concentrar
As notificações no iOS 15 foram renovadas para ajudá-lo a lidar com todos os alertas do seu telefone. Um novo recurso chamado "Resumo de notificação", permitirá programar quando notificações sem importância serão entregues.
Ele também pode priorizar quais são as notificações mais importantes e agrupar o restante para uma entrega pela manhã (ou no horário que você escolher).
A Siri agora pode ler mensagens urgentes automaticamente quando você não está com o telefone. Por exemplo, se você pedir uma entrega de comida e ela chegar, Siri poderá ler a notificação por meio de um HomePod ou Apple Watch.
Também é possível usar a nova ferramenta Focus no iOS 15 para ajudá-lo a se concentrar em certas coisas quando estiver usando o telefone.
Por exemplo, se você está no trabalho, pode optar por ser notificado apenas por colegas de trabalho sobre aplicativos como Mail, Agenda ou Slack.
Outras configurações da ferramenta Focus incluem "Não Perturbe, Pessoal e Dormir", que você pode programar para ativar quando definir a hora de dormir.
O Live Text permite que você digitalize e interaja com texto em suas fotos
O texto ao vivo no iOS 15 usa inteligência artificial para encontrar texto em fotos ou através do visor da câmera do seu iPhone. Você pode copiar e colar o texto ou, se for um site, abrir o link, semelhante ao Google Lens.
No aplicativo Fotos, o Live Text gera automaticamente marcas de fotos para seu recurso de pesquisa Spotlight em todo o dispositivo.
Com um novo recurso de pesquisa chamado Visual Lookup, você pesquisa a palavra "praia" e o iPhone exibirá todas as fotos que contenham uma praia ou que tenham sido tiradas em uma praia.
Isso parece ser uma grande melhoria quando se trata de pesquisar suas fotos e pode ajudar o aplicativo Fotos a acompanhar as pesquisas detalhadas de fotos que você pode fazer no Google Fotos.
Adicione sua carteira de motorista à Carteira da Apple no iOS 15
O aplicativo Wallet no iOS 15 permite adicionar cartões-chave corporativos e carteiras de motorista. A Apple diz que está trabalhando com o TSA para aceitá-los nos aeroportos dos Estados Unidos.
Isso vai além da capacidade de transportar cartões de crédito e débito, cartões de passagem e chaves de carro. Aparentemente isto só estará disponível para telefones equipados com o chip U1 da Apple para banda ultralarga.
Agora você pode digitalizar e armazenar sua carteira de motorista no aplicativo Wallet da Apple.
Via: CNET