Inteligência artificial derrota piloto da Força Aérea dos EUA em combates simulados

Imagem de: Inteligência artificial derrota piloto da Força Aérea dos EUA em combates simulados

Um sistema IA derrotou 5 vezes consecutivas um piloto F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) em um evento de combate virtual simulado organizado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA).

As batalhas ocorreram no estilo Dogfight, uma espécie de batalha aérea entre aviões de combate a queima-roupa.

A simulação faz parte de testes do projeto DARPA AlphaDogfight das Forças Armadas Norte Americanas, que procuraram demonstrar a viabilidade de desenvolver uma equipe de agentes autônomos humano-máquina inteligentes e eficazes em combate aéreo, capazes de derrotar aeronaves adversárias.

A IA vencedora chamada Falcon, derrotou um piloto humano da Guarda Aérea Nacional do Distrito de Columbia e graduado recentemente no Curso de Instrutor de Armas F-16 da Escola de Armas da Força Aérea com mais de 2.000 horas de experiência voando F-16s, vencendo por 5-0 em um combate virtual um contra um.

Além disso, antes de enfrentar um oponente humano, a Falcon derrotou outros oponentes de IA de sete outras equipes, incluindo Aurora Flight Sciences, EpiSys Science, Georgia Tech Research Institute, Lockheed Martin, Perspecta Labs, PhysicsAI e SoarTech.

Imagem de: Inteligência artificial derrota piloto da Força Aérea dos EUA em combates simulados

"Algumas das regras e restrições que normalmente aplicamos ao nosso ambiente de treinamento humano não existiam. Então você viu a IA manobrando para uma posição de vantagem onde foi capaz de usar sua técnica de mira mais refinada com informações perfeitas... Fora disso, foi muito semelhante ao que vemos em nosso treinamento normal em [simuladores]", disse o piloto humano ao falar sobre a disputa.

Ele ainda reconheceu o potencial que viu nos algoritmos da IA. "Se eu saísse de hoje dizendo que não confio na capacidade da IA de realizar movimentos motores finos e matar, eu teria falta de integridade", acrescentou.

A DARPA planeja converter as lições dos Trials AlphaDogfight para o mundo real.

"Há um longo caminho a percorrer. Isso estava muito longe de sair em um F-16 e voar (manobras básicas de caça)", disse Justin Mock, da DARPA.

"Mas acho que demos um passo realmente grande, um salto gigante se quiserem, na direção que estamos indo.", acrescentou.

Fonte: Techworm