Todos os anos surgem rumores sobre a possibilidade de a Apple lançar iMacs com tela sensível ao toque. Apesar disso, ao longo das décadas, nenhum modelo desse tipo chegou à linha de produção da empresa.
No entanto, recentemente foi descoberto que os iMacs com tela sensível ao toque realmente existiram há cerca de 24 anos, mas nunca estiveram acessíveis ao público.
Naquela época, esses dispositivos eram direcionados a uma empresa terceirizada, que podia adquirir iMacs convencionais e transformá-los em versões touchscreen.
De acordo com o MacRumors, a Apple nunca comercializou oficialmente iMacs com tela sensível ao toque e não tem planos de fazer isso.
Em 1999, aparentemente esses iMacs eram adquiridos de uma empresa chamada Elo e convertidos em produtos com tela sensível ao toque, incluindo o iMac G3.
Recentemente, o YouTuber Michael MJD teve acesso a um desses protótipos, mas àquela época, caso alguém quisesse um, só era possível através do Programa de Revendedor de Valor Agregado da Apple.
Os principais clientes da Elo eram empresas interessadas em configurar esses iMacs com tela sensível ao toque para funcionarem como quiosques interativos.
O iMac G3 mostrado no vídeo utiliza a interface iTouch touch-on-tube da Elo, que detectava a localização dos toques na tela por meio de ondas acústicas de superfície.
Como é possível perceber no vídeo, essa tecnologia não era tão responsiva quanto as telas dos smartphones modernos, mas é importante considerar que ela existia há mais de duas décadas.
No site da Elo, a empresa revela que uma tela sensível ao toque era instalada a cada 21 segundos, porém não menciona nenhum iMac da geração atual que suporte essa tecnologia.
Pode ser que a Apple não queira mais seguir esse modelo de negócios, especialmente porque isso poderia afetar a linha de iPads da empresa.
O chefe de engenharia de hardware da Apple, John Ternus, deixou claro que a linha de Mac da empresa é otimizada para entrada de mouse, indicando que a adição de recursos de tela sensível ao toque poderia exigir uma reformulação completa da interface do usuário.
Além disso, isso representaria um risco para o negócio dos iPads. Essas considerações podem ser razões suficientes para a Apple não adotar o suporte à tela sensível ao toque em sua série Mac.