Hytale tem data de acesso antecipado marcada para janeiro de 2026

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O MMO Hytale, conhecido por lembrar Minecraft, começou a ser desenvolvido em 2015. Na época, a Riot Games entrou como uma espécie de "investidora anjo", ajudando o projeto a avançar até decidir adquirir o Hypixel Studios, estúdio responsável pelo jogo.

Depois disso, o projeto acabou engavetado. Em junho de 2025, o jogo foi cancelado e o estúdio, encerrado. Só que, na semana passada, o criador original de Hytale, Simon Collins-Laflamme, contou que comprou os direitos de volta da Riot e que o desenvolvimento seria retomado.

Agora, ele cumpriu o combinado Em um post publicado no site oficial do jogo, Collins-Laflamme confirmou que Hytale chega em acesso antecipado no dia 13 de janeiro de 2026.

"No início de novembro, nós — os fundadores originais — recompramos Hytale, meses depois do cancelamento”, escreveu. “Trouxemos o projeto de volta e estamos retomando uma versão de quatro anos atrás, que estava parada. Estamos investindo do próprio bolso para sustentar o desenvolvimento por muitos anos."

Ele comentou também que o time voltou a crescer:

"Depois do cancelamento, contratamos mais de 40 ex-integrantes e novos profissionais, chegando a 50 pessoas no total. Recuperar um game que estava com uma gigante do mercado e preparar um acesso antecipado em poucas semanas é algo bem fora do comum, e a comunidade vai acompanhar tudo de perto."

Collins-Laflamme não tenta esconder o estado atual do jogo. Ele mostra que o acesso antecipado é realmente uma fase inicial — bem longe da versão completa.

"Se você não se sentir seguro em fazer a pré-compra, não faça. Isso aqui é acesso antecipado de verdade, ou seja, muita coisa ainda não está pronta e bugs vão aparecer. Mas eu e o time estamos firmes na missão de transformar Hytale no jogo que sempre quisemos criar. A primeira impressão vai ser dura, só que o caminho à frente é o que importa."

Mesmo sendo um aviso pouco comum para quem quer vender um jogo, a intenção do time é reconstruir Hytale com a mesma visão do início.

Parte desse processo foi abandonar o motor gráfico mais recente que estavam testando e voltar para a versão antiga do game.

"Precisamos escolher, revisar e juntar mais de 300 branches do GitHub em um único projeto funcional. Foi um trabalho pesado de engenharia, mas agora temos confiança para lançar o acesso antecipado. Hytale e o Hypixel Studios voltaram a ser independentes, e estamos retomando a visão do trailer de 2018."

Como essa versão mais antiga era usada para protótipos, algumas partes ainda parecem atrasadas. Mesmo assim, Collins-Laflamme disse que o ritmo interno está acelerado e que o objetivo é entregar o jogo que todos sonhavam desde o começo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.