A Huawei está deixando o Android, a empresa está lançando seu próprio sistema operacional, HarmonyOS 2, em smartphones e tablets, a partir de hoje. A Huawei deve atualizar cerca de 100 produtos para seu novo sistema.
Os dispositivos Mate 40, P40, Mate 30 e MatePad Pro são os primeiros dispositivos a receber o HarmonyOS 2. A expectativa é que mais diapositivos recebam o sistema até o final do ano.
No terceiro trimestre de 2021, o HarmonyOS deve chegar também nos produtos nova 6, nova 7, nova 8, Mate 20 e MatePad. Além disso, chegará às telas inteligentes das séries V e S, telefones Mate 20 X e tablets M6, até o final do ano.
Os telefones Mate 9, Mate 10, P20, P10 e nova 5 recebrão o HarmonyOS no primeiro semestre de 2022. Para ter acesso antecipado, os usuários podem se inscrever por meio do aplicativo Huawei ou pessoalmente em uma das lojas Huawei.
O HarmonyOS foi anunciado em 2019, chegando primeiro para o Honor Vision TV e não era destinado a smartphones, mas, no ano passado a Huawei decidiu trazer o sistema operacional para mais aparelhos.
A mudança veio depois das sanções dos EUA e Google bloqueando atualizações do Android em dispositivos da Huawei, forçando-o a mudar para uma versão de código aberto.
Uma proibição de lista de entidades contra a Huawei também impediu a empresa de trazer aplicativos e serviços do Google em novos telefones. A Huawei disse que o HarmonyOS 2 oferece conectividade atualizada.
Incluindo uma interface de arrastar e soltar para dispositivos de emparelhamento, tornando mais fácil mover arquivos entre um tablet e um PC com Windows.
A empresa também revelou um novos hardwares, todos rodando no HarmonyOS 2. Há três tablets MatePad com suporte Huawei M-Pencil a caminho. O MatePad Pro de 12,6 polegadas possui uma tela OLED e uma proporção de 90% da tela para o corpo.
A alternativa do iPad Pro inclui o processador Kirin 9000 projetado pela Huawei, oito alto-falantes, quatro microfones e três câmeras traseiras, incluindo uma câmera 3D de tempo de voo.
O tablet de 6,7 mm de espessura custa a partir de 4.999 yuans (cerca de US $ 783) para a versão de 128 GB e estará disponível em 10 de junho.
Em vez de um processador Kirin, o MatePad Pro e o MatePad 11 de 10,8 polegadas usam chips Qualcomm. O tablet Pro menor tem um Snapdragon 870, quatro alto-falantes e cinco microfones.
Ele também estará disponível em 10 de junho, a partir de 3.799 yuans (cerca de US $ 600) para o modelo de 128 GB. O MatePad 11 chegará mais tarde, e terá quatro alto-falantes e microfones.
A Huawei também anunciou a série Watch 3. O smartwatch tem um botão de coroa, corpo em aço inoxidável 316L, chave do carro, videochamada e suporte para eSIM, além de recursos de monitoramento de saúde e condicionamento físico.
O relógio 3 oferece uma bateria de 3 dias a 14 dias no modo de bateria ultralonga. O Watch 3 Pro tem bateria de cinco dias ou até 21 dias em modo de bateria estendida, de acordo com a empresa.
O Watch 3 custa a partir de £ 350 / 2.599 yuans (~ $ 400) e o Watch 3 Pro custa £ 500 / 3.299 yuans (aproximadamente $ 520). As encomendas estão abertas em algumas regiões e os embarques começam em 11 de junho.
Via: Engadget