Huawei ameaça domínio da Samsung no mercado de dobráveis

Imagem de: Huawei ameaça domínio da Samsung no mercado de dobráveis

A Samsung, há muito tempo, tem sido a pioneira e líder no mercado de smartphones dobráveis. Desde o lançamento do Galaxy Fold em 2019, a empresa sul-coreana continuou aprimorando seus dispositivos dobráveis, superando suas próprias criações a cada ano.

No entanto, apesar de ser a "rainha" desse segmento, a Samsung agora enfrenta uma ameaça real de perder sua coroa para a marca chinesa Huawei.

De acordo com um novo relatório da Display Supply Chain Consultants (DSCC), a Samsung está prestes a perder sua posição de número um no mercado global de smartphones dobráveis no primeiro trimestre de 2024.

Apesar de a Samsung ter sido a maior marca de smartphones dobráveis no quarto trimestre de 2023, a Huawei e sua submarca Honor também conseguiram se aproximar.

DSCC
Imagem: DSCC

Em 2023, o mercado global de smartphones dobráveis viu o lançamento de 23 modelos diferentes. No último trimestre desse ano, quatro dos dez melhores dispositivos eram da Samsung, enquanto a Honor e a Oppo também tiveram dois modelos cada na lista.

A Huawei, com seu Mate X4, ficou em segundo lugar, atrás apenas do Galaxy Z Flip 5, que foi o campeão de vendas. O cenário muda no primeiro trimestre de 2024 e também no segundo trimestre.

A Huawei está prestes a ultrapassar a Samsung no segmento de smartphones dobráveis. Isso será possível graças aos próximos lançamentos, como o Mate X5 e o Pocket 2 da Huawei.

Enquanto isso, a Samsung planeja fazer um retorno no segundo semestre deste ano com o Galaxy Z Fold 6 e o Z Flip 6, mas talvez seja tarde demais.

Para o mercado global, espera-se que cerca de 27 modelos de smartphones dobráveis sejam lançados este ano. A Samsung certamente apresentará produtos excelentes, mas a ameaça da Huawei é real.

Se a Samsung perder sua posição, será o fim de um reinado de quatro anos. A empresa sul-coreana precisa inovar ou corre o risco de ser deixada para trás nesta corrida dos telefones dobráveis.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.