HTC planeja voltar ao mercado de smartphones em breve

Imagem de: HTC planeja voltar ao mercado de smartphones em breve

A HTC, conhecida marca de smartphones, pode estar prestes retornar ao mercado em breve. Após um período de grande relevância em 2011, quando detinha 10,7% do mercado global, a empresa viu sua participação cair para apenas 0,05% em 2019.

Isso levou a HTC a praticamente interromper as vendas em importantes mercados como EUA, China, Reino Unido, e até mesmo a retirar seus dispositivos de plataformas de comércio eletrônico como Alibaba e JD.com.

Contudo, agora em 2024, parece que a empresa está planejando um novo lançamento, pelo menos em alguns mercados selecionados.

Recentemente, a HTC Taiwan postou um teaser em sua página do Facebook, mostrando a silhueta de um novo smartphone com a data de 12 de junho de 2024.

Teaser da HTC Taiwan
Teaser da HTC Taiwan anunciando um novo telefone.

A publicação indicava que um evento ou lançamento está programado para as 8h, e que os interessados deveriam visitar o site da HTC para mais detalhes, possivelmente para pré-encomendas.

Telefone do teaser pode ser o HTC U24 Pro

Há especulações de que o novo dispositivo seja o HTC U24 Pro, que foi visto em um vazamento no Google Play Console em abril.

Este aparelho deve ser o sucessor do HTC U23 Pro, lançado em maio do ano passado na Europa e em Taiwan, o que faz sentido no cronograma para uma nova geração.

As especificações vazadas sugerem que o HTC U24 Pro contará com uma tela OLED de 6,8 polegadas e resolução de 2436x1080 pixels, um processador Snapdragon 7 Gen 3 e 12 GB de RAM.

O dispositivo deve rodar o Android 14 e suportar Bluetooth 5.3. Em termos de design, é esperado que o telefone tenha uma tela curva com um entalhe centralizado para a câmera frontal.

Os botões de liga/desliga e volume devem ficar posicionados à direita, mas essas informações ainda não foram confirmadas.

Para contextualizar, o último telefone da HTC analisado pela Digital Trends foi o HTC U12 Plus, em 2018. Naquela ocasião, o aparelho recebeu uma avaliação mediana de três estrelas.

Entre os pontos negativos, estavam a IA deficiente, os botões digitais sensíveis e os ângulos de visão ruins da tela.

Por outro lado, o telefone oferecia um desempenho geral excelente, uma boa duração de bateria, recursos de câmera sólidos e ótimo áudio.

A grande questão é se o HTC U24 Pro conseguirá revitalizar a presença da HTC no mercado de smartphones. O HTC U23 Pro teve um lançamento global limitado, disponível apenas em Taiwan e na Europa, e é provável que o U24 Pro siga o mesmo caminho.

Sem competir nos grandes mercados como China e EUA, será um desafio para a HTC reconstruir sua participação de mercado.

Além disso, o HTC U24 Pro não parece estar no mesmo nível dos modelos topo de linha como o Samsung Galaxy S24 Ultra ou o OnePlus 12, o que torna difícil identificar onde a HTC se encaixará, mesmo nos mercados onde ainda possui presença.