Ontem, surgiu a notícia de que Hideaki Itsuno, famoso por dirigir franquias como Devil May Cry e Dragon's Dogma, recrutou vários ex-desenvolvedores da CAPCOM para seu novo estúdio, o LightSpeed Japan.
Além do escritório já existente em Tóquio, a equipe está abrindo uma nova filial em Osaka. Em entrevista ao VideoGamesChronicle, Itsuno explicou por que decidiu deixar a CAPCOM há cerca de um ano.
O principal motivo foi que a empresa japonesa queria que ele continuasse trabalhando em sequências de Devil May Cry e Dragon's Dogma, enquanto o diretor queria se desafiar criando algo novo antes de se aposentar.
"Pelo meu idade, essa é a minha última chance. A indústria de games diminuiu o número de lançamentos AAA, e a CAPCOM me pedia para criar novos títulos dessas franquias. Não sou mais jovem, então mais do que 'agora é o momento certo', é como se fosse 'essa é a última oportunidade' de me desafiar. Para a CAPCOM, fazer sequências de Devil May Cry e Dragon's Dogma sempre vai ser prioridade, e levando em conta que um jogo leva de 4 a 5 anos para ficar pronto, pode ser minha última grande chance", disse Itsuno.
Itsuno reforçou que não se trata de não querer continuar com essas franquias:
"Não é que eu não queira fazer Devil May Cry 6 ou 7, eu quero, mas é difícil equilibrar o tempo que isso exige com a satisfação pessoal de criar algo novo. Com Devil May Cry 5 e Dragon's Dogma 2, já fiz o que eu queria."
Esse sentimento é bastante compreensível. Não é incomum que veteranos da indústria deixem grandes estúdios para criar projetos próprios, explorando novas ideias e estilos que não poderiam em franquias consolidadas.
Em outro trecho da entrevista, Itsuno comentou que ficou satisfeito com o resultado de Dragon's Dogma 2 (apesar de algumas críticas de fãs) e revelou que, após Devil May Cry 5, buscou inspiração em jogos diferentes, como Indiana Jones and the Great Circle, em vez de se prender apenas a títulos de ação tradicionais.