O jogo Grounded, desenvolvido pela Obsidian Entertainment, foi lançado recentemente para PlayStation 5 e Nintendo Switch.
No entanto, a versão do PlayStation 5 apresentou desempenho e qualidade de imagem inferiores em comparação com a versão do Xbox Series X.
A análise técnica realizada pelo Digital Foundry revelou que o desempenho do jogo no PlayStation 5 é inferior ao do Xbox Series X.
O hardware do PlayStation 5 e do Xbox Series X são semelhantes, mas isso não foi suficiente para a Obsidian acertar o ponto na versão do console da Sony.
O PlayStation 5 apresenta uma faixa de resolução dinâmica mais estreita que a do Xbox Series X entre 1080p e 1215p, em comparação com 1512p a 4K no Xbox Series X.
Isso resulta em uma imagem muito mais suave no PlayStation 5. Além disso, o desempenho do port no PlayStation 5, que muitas vezes cai na faixa de 50 FPS, está longe dos 60 FPS mais estáveis no Xbox Series X.
Em termos de qualidade visual, Grounded no PlayStation 5 vem com as mesmas configurações visuais que no Xbox Series X, com exceção dos LODs de geometria, que rodam em uma configuração mais alta no console da Sony, e a qualidade das sombras.
As bordas das sombras são mais definidas no PlayStation 5, revelando uma configuração de maior qualidade do que o Xbox Series X. Mas isso não significa uma melhor qualidade devido à forma como o jogo lida com a projeção de sombras.
Grounded é um jogo com uma estética simples, mas ficou evidente que as imagens na versão do PS5 entregam menos detalhes e uma imagem borrada em comparação com o console mais forte da Microsoft.
Mesmo com resoluções mais baixas e que, consequentemente, entregam gráficos com menos detalhes, curiosamente, o console da Sony tem geometria e sombras levemente superiores em relação ao Xbox Series X em determinados momentos.
Você pode conferir os detalhe da análise de desempenho do jogo em ambos os consoles no vídeo abaixo. Você também poderá obter mais informações sobre o assunto.