O plano de adicionar um banco móvel a Google Pay que usaria contas digitais em conjunto com bancos foi interrompido pelo Google. De acordo com o jornal The Wall Street, o projeto Plex foi encerrado pela empresa.
O Google havia anunciado que, a partir de 2021, 11 bancos e cooperativas de crédito, incluindo bancos depositários nos Estados Unidos que começariam a oferecer contas digitais chamadas contas Plex no Google Pay.
Em novembro de 2020, o Google havia dito que estava trabalhando com "instituições financeiras confiáveis para criar o projeto Plex, uma nova conta bancária móvel integrada ao Google Pay".
"As contas Plex são oferecidas por bancos e cooperativas de crédito, incluem contas correntes e de poupança sem taxas mensais, cobranças de cheque especial ou requisitos de saldo mínimo e ajudam você a economizar para atingir seus objetivos com mais facilidade", disse o Google.
Enquanto isso, os usuários interessados foram convidados a entrar na lista de espera do aplicativo para ser um dos primeiros a testar uma conta Plex do Citigroup ou SFCU.
Pessoas familiarizadas com o assunto citaram uma série de prazos perdidos e a saída do executivo do Google Pay em abril, que apoiou o projeto Plex, como as principais razões por trás da suspensão do projeto Plex.
Um porta-voz do Google disse que a empresa quer se concentrar principalmente no fornecimento de capacitação digital para bancos e outros provedores de serviços financeiros, em vez de atuar como fornecedora desses serviços.
"Nosso trabalho com nossos parceiros deixou extremamente claro que há uma demanda do consumidor por pagamentos digitais simples, perfeitos e seguros para transações on-line e em lojas", disse um porta-voz do Google.
"Estamos atualizando nossa abordagem para focar principalmente no fornecimento de capacitação digital para bancos e outros provedores de serviços financeiros, em vez de servirmos como o provedor desses serviços. Acreditamos firmemente que esta é a melhor maneira de o Google ajudar os consumidores a obter melhor acesso aos serviços financeiros e ajudar o ecossistema de serviços financeiros a se conectar mais profundamente com seus clientes em um ambiente digital", acrescentou.
O Citigroup, um dos maiores bancos dos Estados Unidos, disse ao WSJ que lançou uma lista de espera com o Google para os clientes se inscreverem na "Conta Citi Plex" e registrou cerca de 400.000 pessoas.
Cerca de 10.000 contas em potencial titulares estavam sendo adicionadas à lista a cada semana. Isso significa que o projeto não foi totalmente abandonado, o Google apenas está tentando transferir as responsabilidades.
No futuro, o banco disse que planeja oferecer outras contas a clientes em potencial em sua lista de espera do Plex e que buscará outras maneiras de trabalhar com o Google no futuro.
Via: The Wall Street