A Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas e tudo indica que esta tecnologia se tornará muito comum em nosso dia-a-dia no futuro.
Com aplicativos como o ChatGPT já disponíveis para iOS e Android, e a IA integrando-se aos dispositivos móveis, talvez esteja na hora de questionarmos como isso afetará os assistentes virtuais como Siri e Google Assistants, que ainda não estão explorando todo o potencial da IA.
No entanto isso pode estar prestes a mudar, de acordo com um relatório recente, o Google está planejando integrar o Bard AI ao Google Assistant.
Essa integração tem como objetivo tornar o assistente do Google ainda mais poderoso com usando todo o potencial dos avanços do LLM (Language Model).
Ainda não há informações sobre a data exata para esse lançamento, mas espera-se que as mudanças comecem a ser implementadas até o final deste ano.
Além disso, o Google está promovendo reestruturações internas nas equipes responsáveis pelo Google Assistant e pelo Bard, o que sugere que a empresa tem novos planos para este segmento.
O objetivo é criar um Assistente superalimentado, equipado com a tecnologia LLM mais recente para oferecer assistência e interação avançadas que realmente possam melhorar a vida das pessoas.
O Google já mencionou anteriormente o seu desejo de priorizar o desenvolvimento mobile, o que coloca o Google Assistant na linha de frente.
E não é a primeira vez que a IA do tipo LLM é empregada no Assistente, há poucos dias foi revelado um recurso em desenvolvimento para resumir páginas da web usando essa tecnologia.
No entanto, os detalhes ainda são escassos, e teremos que aguardar até outubro, possivelmente durante o lançamento da linha Pixel 8, para mais informações sobre os novos recursos oferecidos pelo Google baseados em IA.
Com essas melhorias em vista, podemos esperar algumas melhorias notáveis para o Google Assistant, com capacidades avançadas de IA que certamente surpreenderão e facilitarão ainda mais a nossa interação com a tecnologia.