O Google iniciou uma série de testes internos em novos produtos com Inteligência Artificial (IA) como parte de seus esforços para lançar um chatbot semelhante ao ChatGPT da OpenAI.
Desde o lançamento do ChatGPT, a gigante das buscas sinalizou um "código vermelho" devido a possível ameaça desta ferramenta a seus negócios. Segundo o criador do Gmail, o ChatGPT pode arruinar a pesquisa do Google em dois anos.
Agora, a empresa corre contra o tempo para implementar uma ferramenta semelhante em seus produtos. Sua nova aposta pode ser o chatbot "Apprentice Bard" para concorrer com o ChatGPT.
O Apprentice Bard é uma ferramenta baseada em IA que utiliza a tecnologia LaMDA do Google, um modelo de linguagem neural usado em aplicativos de diálogo.
De acordo com a CNBC, os líderes do Google solicitaram aos funcionários da empresa que fossem realizados testes com esta ferramenta e apresentassem um novo design para a página de pesquisa em forma de perguntas e respostas.
A pressa em obter novos produtos de bate-papo por IA tem aumentado a pressão sob os funcionários da empresa que haviam sido acalmados por alguns executivos quanto à ameaça do ChatGPT em uma reunião geral ocorrida em dezembro.
Para intensificar ainda mais o clima de tensão entre os funcionários do Google, no início de 2023, a Microsoft declarou apoio ao ChatGPT e anunciou um investimento de US $ 10 bilhões na OpenAI, empresa desenvolvedora do software.
Como funciona o Apprentice Bard?
Considerado pelo Google prioridade absoluta, o Apprentice Bard é uma versão atualizada do Meena, um bot para conversas realistas muito semelhante ao ChatGPT, capaz de responder perguntas em texto e dar feedbacks sobre as respostas.
No entanto, diferente do chatbot da Open AI que ainda não é capaz de falar sobre eventos recentes, o Bard pode tratar desses assuntos rapidamente sem a necessidade de atualizações do desenvolvedor.
Google está testando página de busca alternativa com IA
De acordo com documentos obtidos pela CNBC, o Google está testando uma nova página de busca alternativa no formato de perguntas e respostas muito parecida com a página do ChatGPT.
Segundo a CNBC que supostamente teve acesso a uma visualização dessa nova página inicial do Google, ela oferece cinco comandos diferentes para perguntas inseridos abaixo da barra de pesquisa substituindo a opção "Estou com sorte".
Há também um pequeno logotipo de bate-papo localizado à direita da barra de pesquisa. Quando é feito uma pergunta, os resultados da pesquisa mostram "respostas mais humanas" no lugar dos resultados típicos em um balão cinza.
Logo abaixo, a página sugere novas perguntas relacionadas a anterior seguido dos resultados de pesquisa típicos, incluindo links e manchetes.
A empresa ainda não deixou claro quais desses experimentos podem ser implementados em seus lançamentos futuros, mas reitera que está se concentrando no desenvolvimento e implantação de IA em seus produtos.
"Há muito tempo nos concentramos no desenvolvimento e implantação de IA para melhorar a vida das pessoas", disse um porta-voz do Google.
"Acreditamos que a IA é uma tecnologia fundamental e transformadora incrivelmente útil para indivíduos, empresas e comunidades e, conforme descrevem nossos Princípios de IA, precisamos considerar os impactos sociais mais amplos que essas inovações podem ter. Continuamos a testar nossa tecnologia de IA internamente para garantir que seja útil e segura, e esperamos compartilhar mais experiências externamente em breve", concluiu.
A expectativa é de que o Google possa apresentar muitos novos produtos baseados em IA durante a conferência anual da empresa para desenvolvedores deste ano.
Via: CNBC