O estúdio Sucker Punch Productions, criador de Ghost of Tsushima e agora responsável por Ghost of Yōtei, está prestes a lançar o novo jogo no PlayStation 5.
Durante a divulgação do título, o estúdio participou de uma coletiva com a imprensa, onde o assunto principal foi o futuro da série e, principalmente, o cenário em que as histórias podem se passar.
De acordo com o site filipino Ungeek, o fundador e chefe do estúdio, Brian Fleming, disse que o coração da franquia está diretamente ligado ao Japão e ao uso da katana, a tradicional espada samurai.
Fleming explicou que não faria sentido transportar o universo de Ghost para regiões como a Europa feudal, já que a essência do jogo está na atmosfera japonesa, na cultura samurai e na beleza natural do país.
Ele chegou a reforçar essa visão durante sua participação na Tokyo Game Show, afirmando que o público japonês valorizou muito essa posição. Nas palavras dele:
"Acreditamos que o núcleo de Ghost é alguém empunhando uma katana, isso faz parte da essência. Não conseguimos imaginar um Ghost ambientado, por exemplo, na Europa feudal. Isso não faz sentido. Existem muitos jogos nesse cenário, mas Ghost não é sobre isso. Para nós, a beleza natural do Japão faz parte da alma de um jogo Ghost. Essa sempre será a base: um mundo aberto com aventura de katana. Podemos até mudar o período histórico, explorar regiões diferentes, mas existem limites que não vamos ultrapassar."
Essa decisão conecta a franquia ao período dos samurais, que teve início no final do século XII e terminou apenas nos anos 1870, quando o governo Meiji aboliu oficialmente a classe samurai.
Ghost of Tsushima, primeiro jogo da série, retratou a invasão mongol em 1274, enquanto Ghost of Yōtei avança no tempo e se passa em 1603.
Ainda assim, há espaço para que futuros títulos explorem outras regiões do Japão ou até períodos diferentes dentro dessa mesma era.
Outro ponto interessante é que tanto Tsushima quanto Yōtei estão situados longe da região central do Japão, o que abre ainda mais possibilidades de cenário para os próximos capítulos.
Apesar disso, pela própria proposta da franquia, não se espera que ela alcance a mesma quantidade de títulos de séries gigantes como Final Fantasy ou The Elder Scrolls.
A ideia da Sucker Punch parece ser trabalhar cada jogo como uma experiência única, quase como uma antologia, em vez de uma saga contínua.
Mesmo com essas limitações naturais, Ghost of Yōtei já chega como uma sequência de peso, mantendo a base de sucesso de Ghost of Tsushima e trazendo novidades interessantes, tanto na narrativa quanto no combate e na exploração do mundo aberto.
A sensação inicial pode lembrar bastante o primeiro jogo, mas essa familiaridade logo se transforma em diversão, principalmente ao explorar Ezo, cenário principal da nova aventura.
Para quem gosta de jogos de ação em mundo aberto, o novo título promete uma experiência envolvente e digna da franquia que conquistou fãs ao redor do mundo.
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