Galaxy AI não funcionará em dispositivos lançados antes de 2023

Imagem de: Galaxy AI não funcionará em dispositivos lançados antes de 2023

A Samsung anunciou recentemente a sua nova linha de smartphones Galaxy S24, que traz como grande novidade o Galaxy AI, um conjunto de recursos de inteligência artificial (IA) que promete melhorar a comunicação, a criatividade e a busca dos usuários.

No entanto, nem todos os aparelhos da marca poderão aproveitar essas funcionalidades, pois elas serão limitadas aos dispositivos lançados em 2023 ou depois.

Para quem não sabe, o Samsung Galaxy AI é uma suíte de IA que oferece recursos avançados como tradução em tempo real, edição generativa de imagens e a transcrição e resumo de gravações de voz.

As funções fazem parte da atualização One UI 6.1, mas exigem alguns requisitos de hardware para funcionarem, o que acabou por excluir alguns dispositivos mais antigos da lista de modelos elegíveis.

Segundo a Samsung, o Galaxy AI é baseado tanto em tecnologia própria, dentro dos aparelhos, quanto em IA baseada na nuvem e mantida por parceiros da empresa.

O objetivo é oferecer uma experiência única aos seus usuários, amplificando praticamente todas as experiências na linha Galaxy S242.

Quais celulares vão receber o Galaxy AI?

Durante o evento Galaxy Unpacked, a Samsung confirmou que os seguintes celulares serão atualizados com o Galaxy AI até o primeiro semestre deste ano:

  • Galaxy S23
  • Galaxy S23 FE
  • Galaxy Z Flip 5
  • Galaxy Z Fold 5
  • Galaxy Tab S9

Todos os smartphones listados acima foram lançados em 2023 e fazem parte do segmento premium da fabricante. A ausência mais notável é a da linha Galaxy S22, lançada em 2022.

O aparelho usa o processador Exynos 2200, o mesmo do Galaxy S23 FE (incluso na lista), mas mesmo assim não apareceu na escalação inicial para ganhar as ferramentas de IA.

Por que os outros modelos ficaram de fora?

A resposta está nas especificações de hardware, principalmente ao pensar nos modelos intermediários como a linha A, que não poderiam manter o nível de performance que a empresa espera para a execução dos recursos.

Além disso, a Samsung quer garantir a qualidade e o desempenho do que vai entregar, e por isso está limitando o Galaxy AI aos dispositivos da última geração, pelo menos por enquanto.

Em entrevista ao site TechRadar, o Chefe de Experiência do Consumidor da Samsung, Patrick Chomet, explicou que "por enquanto, estamos limitando o Galaxy AI aos dispositivos da última geração", o que foi um balde de água fria aos proprietários do S2.

No entanto, ele não descartou completamente a possibilidade de que o Galaxy AI chegue a outros dispositivos no futuro, dependendo da demanda e do feedback dos usuários.

O Galaxy AI será pago?

Uma nota de rodapé da Samsung deixou os consumidores confusos com a possibilidade de cobrar pelo pacote de IA a partir de 2026.

A empresa informou no site oficial que "os recursos do Galaxy AI serão entregues gratuitamente até o fim de 2025 em aparelhos Samsung Galaxy suportados", mas deletou a publicação posteriormente.

A Samsung não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas é possível que a empresa esteja considerando cobrar uma assinatura pelo uso do Galaxy AI, ou pelo menos de alguns recursos mais avançados, que dependem de processamento na nuvem.

Isso poderia gerar uma receita extra para a empresa, mas também poderia afastar alguns consumidores que não estariam dispostos a pagar pelo serviço.

Em todo caso, o Galaxy AI é uma das apostas da Samsung para se destacar no mercado de smartphones, oferecendo recursos de inteligência artificial que podem melhorar a vida dos usuários.

No entanto, nem todos os aparelhos da marca poderão usufruir dessas funcionalidades, pois elas serão limitadas aos dispositivos lançados em 2023 ou depois.

A empresa também não descarta a possibilidade de cobrar pelo uso do Galaxy AI no futuro, o que pode gerar polêmica entre os consumidores.