O que muita gente não imagina é que filmes e séries baseados em videogames estão ajudando — e muito — a vender mais jogos.
E o novo filme do Minecraft tá aí pra provar isso mais uma vez. Mesmo com gente falando mal da produção, o sucesso nas bilheterias foi gigante.
E sabe o que aconteceu logo depois? A galera correu pra jogar. De acordo com os dados da Ampere Analysis, o número de jogadores ativos por dia no Minecraft subiu 9% em uma semana.
Já as vendas do jogo, principalmente no Nintendo Switch, aumentaram 25% antes mesmo do filme estrear. E depois que chegou nos cinemas? Subiu mais 8%. Tá aí a prova de que o interesse no jogo cresce junto com a exposição nas telas.
Esse tipo de coisa não é novidade. A The Game Business mostrou que várias adaptações pra cinema ou TV estão dando resultado parecido.
Mesmo quando o filme ou a série não é lá essas coisas, o jogo original acaba vendendo mais. E não é um ou outro caso, não. Isso tem acontecido direto.
Olha só o que rolou com o filme do Borderlands, por exemplo. Foi um fracasso nas críticas e na bilheteria, mas mesmo assim aumentou as vendas dos jogos da série.
Claro que, nesse caso, teve uma ajudinha. O Borderlands 3 tava com 90% de desconto. Mas ainda assim, mostra como o interesse pelo jogo volta com força depois dessas adaptações.
Outro exemplo recente é a série Fallout, que fez as vendas de Fallout 4 subirem bonito. O mesmo rolou com The Last of Us da HBO. Depois que a série estreou, muita gente quis conhecer (ou revisitar) os jogos.
O resultado? Um baita aumento nas vendas dos dois títulos. O filme do Super Mario Bros. também foi um estouro, e não só nos cinemas. Vendeu mais jogos da franquia e aumentou a procura por produtos da Nintendo em geral.
Outros títulos que seguiram nessa linha foram Gran Turismo, Halo e Five Nights at Freddy's. Todos eles deram aquele empurrão nas vendas e no número de jogadores.
A real é que Hollywood e as grandes empresas de games descobriram uma fórmula que tá funcionando. A galera vê o filme ou a série, se empolga, e vai atrás do jogo.
É como se fosse uma propaganda gigante que atinge tanto quem já é fã quanto quem nem conhecia direito o game. O Minecraft, que já é um fenômeno há anos, acabou se beneficiando de novo com isso.
E tudo indica que essa história de transformar jogo em filme ou série ainda vai render muita conversa — e muitos lucros — pros dois lados.