Faraday Technology, empresa líder em serviços de design e soluções de IP para ASICs, revelou uma colaboração com a ARM e a Intel para desenvolver um SoC inovador utilizando o processo 18A da Intel.
O SoC integra os subsistemas de computação Neoverse da ARM, oferecendo um desempenho e uma eficiência energética incomparáveis para a construção de data centers hiperescaláveis, infraestrutura de borda e redes 5G avançadas.
O SoC baseado em ARM é projetado para ser um componente fundamental da futura plataforma de avaliação de SoC da Faraday, que visa capacitar os clientes a acelerar o desenvolvimento de servidores de data center, ASICs relacionados à computação de alto desempenho (HPC) e SoCs personalizados.
A plataforma também incorporará IPs de interface do ecossistema ARM Total Design, garantindo um processo abrangente de implementação e verificação para a tecnologia 18A.
Essa abordagem integrada tem como objetivo simplificar a exploração da arquitetura do SoC dentro do fluxo de design front-end, reduzindo o tempo total de desenvolvimento do chip. A solução deve estar pronta no primeiro semestre de 2025.
"Como parceiro de serviço de design no ARM Total Design, a Faraday tem como alvo estratégico os nós tecnológicos mais avançados para atender às necessidades em evolução das aplicações futuras", disse Steve Wang, CEO da Faraday.
"Estamos entusiasmados em anunciar o desenvolvimento de nossa nova plataforma de SoC baseada em ARM Neoverse, aproveitando a tecnologia 18A da Intel. Esta solução beneficiará nossos clientes de ASIC e DIS (Design Implementation Service), permitindo-lhes reduzir o tempo de mercado para aplicações de ponta em data center e HPC", concluiu.
"Os avanços na IA e a proliferação de dados em toda a infraestrutura enfatizam a importância dos subsistemas de computação Neoverse e a necessidade de um ecossistema como o ARM Total Design para acelerar a inovação", disse Mohamed Awad, vice-presidente sênior e gerente geral da Infrastructure Line of Business da ARM.
"Estamos entusiasmados em ver líderes da indústria como Faraday e Intel na vanguarda do desenvolvimento de silício personalizado baseado em ARM com seu SoC baseado em Neoverse CSS e esperamos ver como essa inovação avança o desenvolvimento em aplicações de data center e HPC", concluiu.
"Estamos satisfeitos em trabalhar com a Faraday no desenvolvimento do SoC baseado em ARM Neoverse CSS utilizando nossa tecnologia de processo 18A mais competitiva", disse Stuart Pann, vice-presidente sênior e gerente geral da Intel Foundry Services (IFS).
"Nossa colaboração estratégica com a Faraday demonstra nosso compromisso em entregar inovação tecnológica e de fabricação em toda a cadeia de suprimentos global de semicondutores, ajudando os clientes da Faraday a atender aos padrões de potência e desempenho líderes mundiais para projetos de SoC", concluiu.
O anúncio da colaboração entre Faraday, ARM e Intel Foundry marca o início de uma nova "revolução" na indústria de semicondutores, pois as empresas trabalhando juntas significam que veremos soluções "combinadas" delas, especialmente visando o segmento de IA.
Além disso, é também um passo da ARM em direção ao campo da Intel em relação ao fornecimento de semicondutores, pois a empresa tem sido um cliente "crucial" da gigante taiwanês TSMC.
A Intel Foundry vem se consolidando nos mercados por meio de extensas colaborações, como as com a UMC, além de desenvolver rapidamente seus processos de geração atual e futuros.
A Team Blue também realizará o "IFS Direct Connect" ainda este mês, que é um evento muito esperado na indústria, pois se supõe que muito será reservado para consumidores e clientes em potencial.