TecFoco / Jogos / Fallout 5 só deve chegar depois de 2030, diz Bethesda

Fallout 5 só deve chegar depois de 2030, diz Bethesda

Imagem de: Fallout 5 só deve chegar depois de 2030, diz Bethesda

Quem curte a franquia Fallout e está animado com o sucesso da nova série da Prime Video, talvez precise ter um pouco mais de paciência.

A Bethesda, estúdio responsável pelos jogos da saga, confirmou que Fallout 5 não vai sair tão cedo, mesmo com todo o hype em volta da marca.

Nos últimos dias, os títulos antigos da franquia — como Fallout 3, Fallout 4 e até o Fallout 76 — voltaram a bombar no Steam, com um crescimento de até 150% no número de jogadores. Mesmo assim, o estúdio não tem planos de acelerar o processo de criação de um novo jogo principal.

Em uma troca de mensagens no Twitter/X vista pelo Games Radar, o desenvolvedor Emil Pagliarulo, que trabalha na Bethesda há anos, foi direto: ainda vai levar tempo para vermos algo relacionado ao próximo Fallout.

Ele explicou que o time está dividido em outros projetos importantes, como The Elder Scrolls 6, que só deve sair lá por 2026, e também no suporte ao recente Starfield. Segundo ele, com essa agenda apertada, Fallout 5 só deve dar as caras por volta de 2030 — se tudo correr bem.

Desenvolvimento de jogos leva tempo (e muita gente envolvida)
Pagliarulo deixou claro que não dá pra criar um jogo desse porte do dia pra noite. Ele disse que os prazos não são exatos e que tudo pode mudar de acordo com o que o time está passando naquele momento.

No caso de Starfield, por exemplo, parte do tempo foi usada para atualizar e desenvolver novas tecnologias — o que, segundo ele, vai facilitar bastante o processo nos próximos jogos.

Mas, por enquanto, a equipe também está dando atenção a novos conteúdos de Fallout 76, que continua recebendo atualizações.

Outro ponto importante que Emil mencionou é que a Bethesda costuma focar em um projeto de cada vez. Eles têm um time talentoso, mas os profissionais são limitados, e não dá pra jogar todos nos mesmos projetos ao mesmo tempo. Nas palavras dele:

"Tudo se volta ao recurso mais importante de todos – pessoas. Como em qualquer time de desenvolvimento, nós temos um time talentoso que precisa de tempo para fazer grandes coisas. Então, nós não podemos fazer tudo simultaneamente."

Brincando com a situação, ele até comentou sobre a ideia de clonar desenvolvedores:

"Os cientistas do Instituto estão trabalhando duro nas iniciativas de clonagem."

Apesar da espera, dá pra imaginar que quando Fallout 5 chegar, virá com bastante qualidade. A Bethesda está atualizando suas ferramentas e criando novas tecnologias que prometem melhorar a experiência nos jogos futuros.

Além disso, o estúdio segue dando atenção ao Fallout 76, que, mesmo com críticas no lançamento, ganhou melhorias com o tempo e ainda mantém uma base fiel de jogadores.