Escassez da NVIDIA abre espaço para AMD e Intel no mercado de GPUs

Imagem de: Escassez da NVIDIA abre espaço para AMD e Intel no mercado de GPUs

A disputa no mercado de placas de vídeo está mudando na Coreia do Sul. A AMD e a Intel estão ganhando espaço enquanto a NVIDIA está com dificuldades para manter a oferta de seus produtos.

Com isso, consumidores que antes dependiam exclusivamente das GPUs da NVIDIA estão buscando alternativas, favorecendo o crescimento das concorrentes.

Segundo o Danawa, a AMD viu sua participação de mercado aumentar consideravelmente nos últimos meses. Comparado ao mesmo período do ano passado, o número praticamente dobrou, chegando a quase 15%.

Esse crescimento foi impulsionado por modelos como a Radeon RX 7700 XT, que teve um salto de vendas de mais de 10 vezes no mercado coreano.

Em fevereiro de 2024, a participação desse modelo era de apenas 1%, mas em janeiro de 2025 já alcançava 10,26%. Outro modelo que teve forte aceitação foi a Radeon RX 7600, que representa mais de 35% das GPUs vendidas pela AMD na Coreia.

AMD Radeon GPUs stats 2025 Jan

Isso mostra que, mesmo sem um avanço expressivo em tecnologia, a empresa conseguiu aumentar sua presença no mercado, principalmente devido à escassez das placas NVIDIA.

A Intel, por sua vez, atingiu pela primeira vez mais de 1% de participação no mercado de GPUs. Esse parece um número pequeno, mas é um avanço expressivo considerando que no início de 2024 a empresa detinha apenas 0,09% do mercado.

Esse crescimento também reflete a falta de disponibilidade das GPUs da NVIDIA. O fator que mais contribuiu para a mudança no mercado foi a baixa oferta das placas da NVIDIA.

Modelos da linha RTX 40, e até mesmo os mais novos da série RTX 50, estão difíceis de encontrar em lojas populares como Amazon, Newegg e Best Buy. A escassez atinge principalmente as GPUs de ponta, como as placas de classe 70 para cima.

Radeon GPU 2025 market share

Esse cenário se repete no mercado coreano, onde os consumidores encontraram mais facilidade para adquirir placas da AMD e da Intel.

Publicidade

Em janeiro de 2025, a AMD atingiu 14,65% do mercado de GPUs na Coreia, um número bem superior aos 7,69% registrados em fevereiro de 2024.

O crescimento continuou nas primeiras semanas de fevereiro, quando a empresa chegou a 20,8% de participação. Com essa mudança, a NVIDIA viu sua fatia de mercado cair de mais de 90% para 84,16%.

GPU market share Jan 2025

A grande questão agora é se essa tendência vai continuar ou se a empresa conseguirá regularizar a produção e atender à demanda de seus consumidores. Dito isso, podemos ver que o mercado de GPUs segue imprevisível.