Elon Musk quer que empresas e governos paguem para usar o Twitter

Imagem de: Elon Musk quer que empresas e governos paguem para usar o Twitter

Elon Musk continua compartilhando algumas de suas ideias para implementar possíveis mudanças no Twitter após sua proposta de aquisição da plataforma ser aceita.

Desta vez, o homem mais rico do mundo e possível futuro dono do Twitter, sugeriu que poderia cobrar um "pequeno custo" de corporações e governos para usar a rede social.

"O Twitter sempre será gratuito para usuários casuais, mas talvez com um pequeno custo para usuários comerciais/governamentais", twittou Musk.

Como de costume, Musk não assumiu nenhum compromisso e estava apenas twittando. Mas isso segue os rumores que já haviam circulado anteriormente sobre o futuro do Twitter.

No mês passado, a Reuters informou que Musk poderia cobrar uma taxa das empresas de mídia para citar ou incorporar tweets. Mais tarde, Musk afirmou que o "Twitter sempre será gratuito para usuários casuais".

A lógica por trás disso é simples, Musk está procurando monetizar o Twitter, a plataforma atualmente é gratuita para todos e as pessoas procuram produtos lá. Então por que não cobrar por isso?

No entanto, estas ideias podem gerar muitos problemas em potencial, como bem colocou o colunista Mike Masnick do site TechDirt.

Se essas ideias forem implementadas, basicamente os usuários que citarem ou incorporarem tweets de empresas ou governo, terão que pagar uma taxa ao Twitter.

Isso seria ir no caminho contrário da promoção de liberdade de expressão, sem contar que isso poderia gerar muitos problemas administrativos.

Já fazer governos e empresas pagarem para twittar pode ser mais simples, mas ainda há alguns problemas. Por exemplo, todas as empresas terão que pagar o mesmo valor? A Coca-Cola pagaria a mesma taxa de um barzinho local?

E se não for esse o caso, como será feita essa diferença? O Twitter poderá calcular as cobranças com base no número de seguidores? Mas isso pode não refletir o tamanho de uma empresa, ou receita.

Estes são apenas alguns dos problemas que Musk pode enfrentar com suas ideias de querer taxar empresas e governos no Twitter. De qualquer forma, tudo isso ainda não passa de mera especulação.

Não está claro o que Musk planeja fazer com o Twitter atualmente, os tweets do magnata com ideias de mudanças para a plataforma é apenas parte do curso, teremos que aguardar para ver.

Via: Tech Dirt