Edge começa a emitir avisos para tentar impedir que as pessoas baixem o Chrome

Imagem de: Edge começa a emitir avisos para tentar impedir que as pessoas baixem o Chrome

A Microsoft passou a emitir um prompt com um aviso para as pessoas que utiliza o navegador Edge para baixar o Google Chrome.

Os avisos fazem parte de uma campanha da fabricante do Windows para impedir que os usuários do Windows baixem o Chrome do Google.

Os novos avisos começaram a ser exibidos no Windows 10 e Windows 11 quando as pessoas acessam a página de download do Chrome com mensagens que desencorajam as pessoas de instalar o navegador rival do Google.

Esses novos prompts do Edge incluem mensagens como:

  • "O Microsoft Edge funciona com a mesma tecnologia do Chrome, com a confiança adicional da Microsoft."
  • "Esse navegador é tão 2008! Você sabe o que há de novo? Microsoft borda."
  • "'Odeio economizar dinheiro', nunca ninguém disse. Microsoft Edge é o melhor navegador para compras online."

Estes avisos não são prompts ou popups que normalmente se encontram em sites, eles são renderizados nativamente pelo navegador Microsoft Edge e não aparecem em outros sites ou navegadores.

No entanto, o Google também exibe um prompt semelhante para encorajar as pessoas a baixarem o Chrome quando um usuário acessa alguns serviços como a Pesquisa do Google ou Gmail usando navegadores rivais.

A Microsoft está há 3 anos testando novas maneiras para impedir que os usuários do Windows instalem navegadores como o Chrome, Firefox e outros rivais. Mas, esses testes nunca foram lançados publicamente.

Agora, aparentemente esses novos prompts de avisos estão começando a aparecer para todos os usuários do Windows. Além disso, a empresa também dificultou a troca de navegadores padrão no Windows 11.

Via: The Verge