A pandemia do COVID-19 forçou empresas e funcionários a se adaptarem a novas formas de trabalho. O coronavírus é altamente contagioso, todos correm o risco de infecção simplesmente por serem expostos a outras pessoas no mesmo ambiente por horas.
A maioria das organizações não via alternativa a não ser permitir que os funcionários trabalhassem em casa, tornando o trabalho remoto o novo normal para a maioria.
O mercado de trabalho viu até um aumento significativo de empregos remotos durante o auge da pandemia.
O desafio para a maioria das equipes era colocar suas cargas de trabalho online para que seus funcionários pudessem continuar trabalhando, apesar de não estarem fisicamente em seus escritórios.
No entanto, existem algumas cargas de trabalho que não são tão fáceis quanto a transição para o trabalho remoto.
Por exemplo, algumas operações de vendas, como aquelas para empresas B2B, são convencionalmente feitas por pessoas da área.
Com os protocolos de distanciamento físico em vigor, muitas equipes de vendas tiveram que reconsiderar e reajustar suas abordagens para o envolvimento do cliente.
Felizmente para as empresas, várias plataformas e serviços em nuvem estavam disponíveis para ajudar na transição da maioria das empresas. Muitos aplicativos são projetados para uso em muitas funções de negócios.
Uma vez que eles podem ser acessados por meio de aplicativos da web e móveis, os funcionários puderam usá-los imediatamente, sem atrasos.
Aqui estão três maneiras pelas quais a nuvem permitiu que equipes em todas as funções de negócios operassem remotamente.
Engajamento do cliente
Para qualquer empresa, o envolvimento do cliente é fundamental. Ele fornece às empresas caminhos para se conectar com seus clientes, antigos e novos. Clientes fiéis e frequentes são o que normalmente sustenta um negócio.
Os softwares de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (GRC) tornou-se fundamental para garantir que as empresas se conectem de forma eficaz com sua base, podendo facilitar de forma abrangente várias atividades que ajudam as empresas a construir relacionamentos sólidos com os clientes.
Eles ainda permitem que as empresas registrem informações de clientes, planejem atividades de engajamento e até automatizem tarefas de marketing.
Investir em um software de GRC rico em recursos é crucial, pois esses sistemas serão usados por diferentes departamentos, incluindo vendas, marketing, suporte ao cliente, contabilidade e até mesmo TI.
Os sistemas baseados em nuvem têm sido essenciais para ajudar as empresas a continuar a manter contato com seus clientes durante a pandemia.
Mesmo que suas equipes de vendas e agentes de atendimento ao cliente trabalhando remotamente, essas plataformas fornecem aos funcionários acesso às informações dos clientes e às ferramentas para alcançá-los de forma eficaz.
Os profissionais de marketing podem até lançar campanhas para ajudar a estimular o interesse e a fidelidade do cliente.
Mesmo com os bloqueios e regras de distanciamento físico em vigor, as empresas ainda podem manter a visibilidade ideal com sua base.
Governança
Existem muitas outras áreas de negócios que teriam sido difíceis de fazer a transição se não fosse pelas vantagens que a nuvem traz.
Todas as atividades essenciais, como folha de pagamento, desembolsos e acordos legais, precisam ter uma supervisão de gerenciamento estrita, que geralmente é realizada no local de trabalho.
Sem os meios seguros para facilitar essas tarefas, as empresas estariam correndo o risco de erros e talvez até de fraude. As plataformas em nuvem estão disponíveis para atender a essas necessidades.
Os serviços de folha de pagamento podem lidar de forma abrangente com todos os processos, tendo os mecanismos para autorização e aprovação de tais transações, desde o controle do tempo até o crédito real do dinheiro nas contas dos funcionários.
Plataformas de governança também estão disponíveis, dando aos executivos os meios online para revisar e assinar com segurança contratos e documentos juridicamente vinculativos.
Produtividade
Para a maioria das outras funções, as plataformas de comunicação e colaboração permitiram que as equipes continuassem produtivas no meio desta grande pandemia.
Pacotes de produtividade online como Google Workspace e Microsoft 365 cobrem a maior parte das necessidades de tarefas de escritório, como processamento de texto, planilhas e e-mail.
Eles ainda vêm integrados com armazenamento em nuvem, dando às empresas os meios convenientes de hospedar e compartilhar seus arquivos de trabalho online.
Plataformas de comunicação como Zoom e Google Meet também ajudaram a fornecer interações muito necessárias entre as equipes.
Esses serviços também permitem o compartilhamento de tela e quadros brancos digitais para ajudar a facilitar as discussões.
Mesmo que alguns ainda não possam fornecer a experiência de ser colocado em um escritório oferece, eles ainda são a melhor alternativa, enquanto todos trabalham remotamente.
Garantindo continuidade
Em última análise, a computação em nuvem ajuda as empresas a colocar suas cargas de trabalho online e permitir o trabalho remoto.
Até mesmo as áreas e processos que normalmente são mantidos no local agora estão sendo disponibilizados online, graças a várias plataformas e aplicativos em nuvem que atendem até mesmo às necessidades de negócios mais obscuras.
No mínimo, as empresas têm a continuidade garantida, pois suas equipes permanecem funcionais e produtivas, apesar de estarem distribuídas. No máximo, a computação em nuvem é o novo e ainda eficiente normal.
A pandemia causou uma crise econômica preocupante que deve durar um tempo. A capacidade das organizações de realizar negócios, ainda que remotamente, pode ser o que faz toda a diferença para sua sobrevivência em tempos difíceis.