Fortnite foi retirado de todas as plataformas da Apple devido a uma disputa judicial entre a Epic Games e a gigante de Cupertino.
No entanto, a União Europeia (UE) introduziu medidas que permitiram o retorno do jogo em seus territórios. Mas e para quem vive fora da UE?
A solução parecia impossível, até que um usuário determinado encontrou uma maneira de fazer Fortnite rodar em um iPad, mesmo morando fora das regiões contempladas.
Como foi possível rodar Fortnite em dispositivos Apple fora da UE?
Para quem reside nos EUA, Canadá ou qualquer outra região fora da UE, instalar Fortnite em dispositivos iOS e iPadOS é uma tarefa quase impossível usando a App Store.
No entanto, Saunders Tech, um entusiasta de tecnologia, compartilhou em seu perfil no X (antigo Twitter) um método que ele usou para burlar o bloqueio da Apple e rodar Fortnite em um iPad.
I just figured out how to get Fortnite on iOS OUTSIDE THE EU! This took me 10 HOURS of brute force. No computer needed. iPhone & iPad supported.
Give me 5-10 hours to shoot the video tutorial 👍 pic.twitter.com/1VnwRaurXM
— Saunders Tech (@saunderstech) August 16, 2024
Segundo ele, o processo durou cerca de 10 horas para ser concluído, conhecido como "força bruta", para fazer o jogo funcionar. Saunders também disse que vai publicar um tutorial completo explicando o passo a passo.
Quando questionado sobre o porquê da demora em disponibilizar o tutorial, Saunders explicou que precisa replicar todo o processo em outro iPad para garantir que a solução funciona.
No vídeo curto compartilhado no X, é possível ver a tela de seleção de personagens do Fortnite, mas não é possível instalar novos aplicativos.
Essa limitação parece estar diretamente ligada ao uso da força bruta para abrir o jogo, mas Saunders ainda não forneceu uma explicação detalhada.
Alguns usuários especulam que Saunders pode ter utilizado uma combinação de VPN, uma região da UE e um Apple ID europeu para burlar as restrições.
Até o momento, Saunders não confirmou essas teorias, possivelmente porque está focado na gravação do tutorial que ele prometeu compartilhar em breve com seu público.
A Apple provavelmente está de olho nessa solução alternativa e pode tomar medidas para bloqueá-la, portanto, apesar de ser um feito notável, isso pode funcionar por pouco tempo.