Bug no iPad e iPhone está restaurando fotos excluídas há anos

Imagem de: Bug no iPad e iPhone está restaurando fotos excluídas há anos

A segurança dos dados é um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas preferem os sistemas iOS e iPadOS em vez do Android. Porém, um bug encontrado no iOS 17.5 pegou alguns usuários de surpresa.

Diversos usuários destes dispositivos Apple afirmaram que, após a atualização para o iOS 17.5 e o iPadOS 17.5, fotos anteriormente excluídas reapareceram em suas bibliotecas de fotos.

Muitos notaram esse problema ao encontrar imagens deletadas no álbum "Carregado no iCloud". O bug ganhou notoriedade em 15 de maio, quando um usuário do iOS compartilhou o problema no Reddit.

Ele disse ter encontrado material impróprio (NSFW) que havia deletado anos atrás, e rapidamente outros usuários começaram a expor experiências semelhantes com iPhones e iPads rodando a versão mais recente do sistema operacional.

Além de material NSFW, alguns usuários ficaram surpresos ao encontrar fotos antigas, incluindo obras de arte e outras imagens pessoais, que deveriam ter sido excluídas permanentemente.

Essa situação pegou muitos usuários de surpresa e levantou preocupações sobre privacidade nos dispositivos da Apple, já que eles esperavam ter se livrado daquele conteúdo excluído.

Em uma publicação no Reddit (já excluída), um usuário contou que um amigo que comprou seu antigo iPad Pro encontrou fotos antigas do usuário após atualizar o dispositivo para o iPadOS 17.5.

O iPad Pro em questão estava rodando a versão mais recente do sistema operacional, e o antigo proprietário tinha certeza de ter apagado completamente o dispositivo conforme as diretrizes da Apple.

De acordo com a política do iOS, as fotos excluídas permanecem na Lixeira por 30 dias antes de serem removidas permanentemente. Portanto, a reaparição de fotos deletadas há anos após uma atualização é uma violação grave de privacidade.

A surpresa dos usuários é compreensível, principalmente considerando a reputação da Apple em proteger a privacidade dos seus clientes.

Não se sabe ainda o que pode estar causando o problema

Curiosamente este bug não está afetando todos os usuários que atualizaram para o iOS 17.5. Além disso, nem todas as fotos excluídas são restauradas.

Essa aleatoriedade sugere que o problema pode ser específico de certos dispositivos ou situações. Até o momento, a Apple não reconheceu oficialmente o problema nem ofereceu uma solução.

Mas considerando o compromisso da empresa com a privacidade, a Apple deve fornecer uma explicação e uma correção para esse bug em breve.

Até lá, pode ser um bom momento para você dar uma olhada no aplicativo Fotos se você tiver um iPhone ou iPad com iOS 17.5 ou iPadOS 17.5.