A Apple acabou de liberar o novo iOS 14.5 que vem com o recurso "App Tracking Transparency" que impede os usuários de serem rastreados por aplicativos de terceiros, enquanto usam seu dispositivo Apple.
No entanto, um bug que deixa o botão travado na hora escolher quais aplicativos podem coletar dados confundiu os usuário sobre como o novo recurso funciona.
Normalmente, a alternância deveria vir habilitada por padrão, para escolher quais aplicativos não podem rastrear dados ou até mesmo optar por desabilitar completamente o rastreamento nas configurações de privacidade do iOS.
Só que essa função não está funcionando corretamente e está bloqueando totalmente o rastreio de terceiros, em vez de permitir a personalização.
De acordo com o 9to5mac, esse comportamento parece está relacionado à opção "Anúncios personalizados" que também pode ser encontrada nas "Configurações de privacidade" do iOS 14.5.
Quando essa opção está habilitada antes de atualizar o iPhone ou iPad para o iOS 14.5, a nova configuração de "Transparência de rastreamento de aplicativos" fica disponível para personalizar.
No entanto, em dispositivos em que a opção "Anúncios personalizados" estava desativada, os controles de Transparência de rastreamento de aplicativos ficaram travados após a atualização.
De acordo com fontes do 9to5Mac, a opção de rastreamento deve vir travada por padrão para proprietários de dispositivos Apple menores de 18 anos ou para dispositivos com um perfil de MDM.
No entanto, na maioria dos casos, os usuários não conseguem acessar a nova opção, mesmo quando as duas situações mencionadas não se aplicam a eles.
Infelizmente, se você já atualizou para o iOS 14.5 e está vendo o botão de controle travado, não há muito o que fazer no momento. Só resta esperar uma resposta da Apple sobre o caso.
Via: 9to5mac