A Apple começará a expandir seus negócios de publicidade exibindo um número maior de anúncios na App Store e em páginas individuais de aplicativos.
A empresa já havia anunciado seus planos de exibir propagandas em seus produtos em julho e agora começa a concretizá-los na App Store a partir de amanhã, 25 de outubro de 2022, em todos os países, exceto na China.
De acordo com um relatório recente, as mudanças afetarão principalmente a guia "Hoje" da App Store, que passará a exibir anúncios relacionados a aplicativos em destaques.
"Com a publicidade da guia Hoje, seu aplicativo pode aparecer com destaque na primeira página da App Store – tornando-se um dos primeiros conteúdos que os usuários veem quando iniciam sua visita à App Store", diz a página de suporte do Apple Search Ads.
"O destaque desse posicionamento o torna uma ótima opção para aumentar o reconhecimento do seu aplicativo, especialmente para lançamentos de novos conteúdos, eventos especiais e promoções sazonais", acrescenta.
Além disso, as páginas de aplicativos na loja da Apple mostrarão anúncios na parte inferior na seção definida como "Você também pode curtir".
"Quando os usuários interessados rolam até o final das páginas de produtos relevantes, os anúncios aparecem no topo da lista Você também pode curtir", diz a empresa.
A seção "Você também pode curtir" também permitirá que os desenvolvedores promovam seus aplicativos em páginas de aplicativos rivais. No entanto, o anúncio passará por uma rigorosa avaliação em duas etapas.
"Depois que sua página de produto personalizada for aprovada no App Store Connect, ela precisará ser aprovada pelo Apple Search Ads para ser usada para publicidade", afirmou.
A empresa também anunciou duas novas categorias de anúncios para a App Store com um ícone "Anúncio" de fundo azul para diferenciá-las de outras recomendações.
Isso significa que a partir de amanhã, a App Store passará a exibir anúncios em quatro posições diferentes, incluindo a guia Hoje, seção "Sugeridos" da guia "Pesquisa", resultados de pesquisa e páginas de produtos.
Segundo o especialista jurídico Florian Mueller, esse tipo de prática é um "meio de aumentar a taxa efetiva de imposto sobre aplicativos".
Apple just sent all developers an email that "Today tab and product page campaigns start October 25." It's another means of increasing the effective app tax rate, forcing developers to buy ads on their own app pages in order to avoid that others steer customers away from there.
— Florian Mueller (@Florian4Gamers) October 21, 2022
Além disso, ele argumenta que a empresa está "forçando os desenvolvedores a comprar anúncios em suas próprias páginas de aplicativos para evitar que outros afastem os clientes de lá".
Embora essas medidas estejam direcionadas a desenvolvedores de aplicativos iOS, alguns rumores recente apontam que a Apple também planeja oferecer anúncios no Apple Books, Apple Podcasts, Maps e até Apple TV+.
Via: Apple