Apple está procurando parceiro na China para expandir seus recursos de IA

Imagem de: Apple está procurando parceiro na China para expandir seus recursos de IA

Na edição de 2024 da WWDC (Worldwide Developers Conference), a Apple revelou seu movimentos para entrar no campo da Inteligência Artificial (IA).

A palestra principal se concentrou em como a empresa está entrando no universo da IA com uma abordagem própria, batizando seus recursos avançados de "Apple Intelligence".

Durante uma palestra, a Apple anunciou atualizações para o iOS 18 em parceria com a OpenAI, que trará o ChatGPT para os iPhones, ajudando a Siri com respostas geradas por IA.

A empresa mencionou que poderia integrar outras plataformas de IA futuramente, e agora novos relatórios indicam que a empresa está em busca de um parceiro na China para expandir ainda mais seus serviços.

Aparentemente essa medida é para contornar as limitações da parceria com a OpenAI na China, pois os serviços da dona empresa dona do ChatGPT não estão disponíveis no país.

Com isso, a Apple precisa encontrar um caminho alternativo para expandir seus serviços de IA. Informações recentes sugerem que a empresa está procurando parceiros locais na China.

Os recursos do Apple Intelligence, previstos para serem lançados com o iOS 18 neste outono, têm um alcance limitado, isso porque a União Europeia não está incluída na lista de lançamento inicial.

A dificuldade de entrar no mercado chinês está no complexo processo de conseguir aprovações governamentais para modelos de linguagem ampla (LLM). Até agora, quase nenhuma empresa estrangeira conseguiu lançar produtos de IA na China.

É improvável que uma variante chinesa do Apple Intelligence seja desenvolvida até setembro, mas há grandes chances de que os serviços cheguem à China em uma fase posterior.

A Apple planeja oferecer suporte para idiomas adicionais em 2025, o que pode facilitar sua entrada no mercado chinês. Comparada com a concorrência, a Apple parece estar avançando de forma mais lenta na China.

Empresas como Vivo, Xiaomi e Huawei já oferecem integração de IA em seus dispositivos. Portanto, a Apple precisa agir rapidamente se quiser expandir seu mercado e competir de igual para igual.