A Apple revelou uma série de novidades ontem (10), durante o evento WWDC 2024, com destaque para o lançamento do iOS 18 e do iPadOS, que receberão recursos que mudarão a forma de uso dos iPhones e iPads.
A inteligência artificial (IA) foi o foco principal do evento, com a Apple integrando tecnologias generativas de IA em diversas plataformas.
No iOS 18, a Siri recebeu novas melhorias, tornando-se mais inteligente e responsiva, enquanto aplicativos nativos agora utilizam IA de forma mais profunda para oferecer funcionalidades aprimoradas.
Uma das mudanças mais interessantes no iOS 18 é a maior flexibilidade na personalização da tela inicial. Agora, os usuários podem posicionar apps em qualquer lugar da tela, além de alterar as cores dos ícones para versões mais escuras, dedicadas ao Modo Escuro do sistema.
A plataforma também sugere cores para os ícones com base no papel de parede e no tema de cor escolhido (claro ou escuro).
O Centro de Controle passou por uma reformulação completa. Com o novo design, os usuários podem adicionar páginas e navegar entre elas deslizando para cima ou para baixo.
Há quatro páginas disponíveis para diferentes tipos de controles, como música e configurações básicas. Além disso, os desenvolvedores agora podem adicionar seus próprios botões ao Centro de Controle.
A Apple introduziu um novo sistema de segurança para proteger aplicativos contra acessos não autorizados. Agora, os apps podem ser protegidos com Face ID, e há a opção de ocultar aplicativos específicos.
Este recurso adiciona uma camada extra de segurança aos dispositivos, garantindo que apenas o usuário autorizado possa acessar determinadas aplicações. O aplicativo Mensagens também foi aprimorado.
Entre as novidades, estão novas reações, estilos de texto variados (como Negrito e Tachado) e o suporte para RCS, melhorando a comunicação com usuários do Android.
Além disso, o iPhone 14 e modelos mais recentes agora podem enviar mensagens de texto com emojis. O aplicativo Fotos recebeu também foi atualizado, apresentando uma nova grade de fotos para melhor organização.
Agora, os usuários podem visualizar uma linha do tempo das fotos através de carimbos de data/hora e navegar por tópicos como viagens e lembranças.
A exibição de fotos e vídeos em colagem deixo o app muito semelhante ao Google Fotos. Outros recursos alimentados por IA foram mencionados, mas serão detalhados em uma postagem dedicada.