Apple ainda não sabe se vai lançar o iPhone 17e em 2026

Imagem de: Apple ainda não sabe se vai lançar o iPhone 17e em 2026

O iPhone 16e chamou atenção não pelo seu preço inicial de R$ 5.799, mas pela revolução que trouxe no design e nos recursos, superando tudo o que o iPhone SE 3 oferecia.

Essas mudanças pesadas foram o motivo pelo qual o modelo novo deslanchou nas vendas e ajudou a Apple a conquistar o título de maior fabricante de smartphones do mundo no primeiro trimestre de 2025.

Esse sucesso todo poderia indicar que o iPhone 17e chegaria já no ano que vem. Mas, segundo as informações mais recentes, a Apple ainda não bateu o martelo sobre isso.

Olhando para a popularidade do 16e, muita gente poderia pensar que seria inteligente lançar um sucessor o quanto antes. Só que não é bem assim, como vamos explicar melhor a seguir.

Apesar de rumores apontarem que o iPhone 17e deve começar a fase de testes de produção em breve, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, diz que a história pode ser diferente.

Em sua newsletter "Power On", que foi repercutida pelo site 9to5Mac, Gurman revelou que a gigante da Califórnia ainda está em dúvida sobre os próximos passos.

Uma das grandes razões para o sucesso do iPhone 16e foi justamente o quanto ele se distanciou do velho iPhone SE 3. O público gostou da novidade, do visual atualizado e dos recursos modernos.

Se o 17e seguir um caminho mais tímido, com apenas pequenas melhorias nas especificações, existe o risco de ele não empolgar tanto quanto o anterior.

Ao que tudo indica, a Apple também não pretende gastar muita energia ou dinheiro para mudar o visual do iPhone 17e. Ou seja, o aparelho novo deve manter praticamente o mesmo design do 16e.

A principal diferença seria o uso de um processador A19, mas ainda assim, uma versão "binned" (uma espécie de ajuste mais simples do chip).

Ainda existe a possibilidade da Apple adicionar recursos interessantes no pacote, como a tecnologia de carregamento sem fio MagSafe ou o suporte à conectividade mmWave, que oferece internet móvel de altíssima velocidade.

Porém, até agora, nada disso foi confirmado oficialmente. Ou seja, resta esperar e torcer para que novidades boas venham por aí.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.