A Apple decidiu deixar de lado os processadores da Intel e investir na sua linha Apple Silicon para os novos Macs.
Em um evento online realizado recentemente, a gigante da tecnologia revelou três novos computadores Mac que serão equipados com o novo processador SoC Octa-Core M1 5nm baseado em ARM.
De acordo com a Apple, o M1 é o primeiro chip do mundo para computadores a ser construído com tecnologia de processo de 5 nanômetros com uma CPU de 8 núcleos. Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o chip M1 da Apple.
Processador Apple M1 5nm Octa-Core SoC
Semelhante a todos os outros SoC existentes, o novo Apple M1 combina CPU, GPU, E / S, memória, segurança e muito mais em um único chip.
O M1 SoC possui uma CPU de 8 núcleos composta por quatro núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de alta eficiência.
O SoC possui 16 bilhões de transistores e ainda possui um Apple Neural Engine com arquitetura de 16 núcleos que é capaz de realizar 11 trilhões de operações por segundo.
Além disso, a GPU integrada de 8 núcleos oferece 2,6 teraflops de taxa de transferência. Além de oferecer desempenho aprimorado, o SoC também é muito eficiente em termos de energia.
Por exemplo, os novos MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas oferecem até 17 horas de navegação sem fio na web e até 20 horas de reprodução de vídeo.
O próximo recurso digno de nota deste SoC é o mais recente processador de sinais de imagem da Apple.
Sem alterar o hardware real, a qualidade de imagem de fotos e vídeos produzidos nos Macbooks com Apple M1 promete ser melhor em comparação com aqueles movidos por processadores Intel.
Novo MacBook Air, MacBook Pro de 13 polegadas e Mac Mini
MacBook Air, MacBook Pro de 13 polegadas e Mac mini são os três novos computadores Apple que serão alimentados pelo novo Chip M1. O novo MacBook Air agora apresenta um design totalmente sem cooler.
Além disso, é 2,8x mais rápido do que a geração anterior e a GPU de 8 núcleos é até 5x mais rápida. Ganhos de desempenho semelhantes estão disponíveis no MacBook Pro.
Os usuários também podem configurar seus novos MacBooks com até 16 GB de RAM. Além disso, o armazenamento também é configurável para até 2 TB.
Por último, o Mac Mini também traz as melhorias de desempenho oferecidas pelo Chip M1. O design térmico avançado do Mac Mini ajuda o SoC M1 a operar com todo o seu potencial máximo.