Aplicativo OneDrive está travando no macOS; Veja as soluções

Imagem de: Aplicativo OneDrive está travando no macOS; Veja as soluções

Recentemente, a Microsoft reconheceu uma falha que está afetando o aplicativo do OneDrive para macOS Sequoia (macOS 15).

De acordo com uma nota de atualização, muitos usuários estão tendo que lhe dar com travamentos e lentidão ao tentar abrir ou salvar arquivos nas pastas Desktop, Documents e OneDrive.

Esse problema foi confirmado pela empresa, que orientou os usuários a tomarem medidas temporárias até que uma solução definitiva seja lançada. Veja as etapas recomendadas pela Microsoft para diminuir os efeitos dessa falha.

Solução temporária: Encerrando o processo problemático

Um dos principais motivos para o travamento é o processo OpenAndSavePanelService, que interfere nas operações do OneDrive ao acessar certos locais de armazenamento. A Microsoft sugere encerrar esse processo temporariamente:

  1. Acessar o Monitor de Atividade: Encontre-o em "Aplicativos > Utilitários" ou use CMD + Espaço para abrir o Spotlight e pesquisar pelo "Monitor de Atividade".
  2. Buscar o Processo: Na barra de pesquisa do Monitor de Atividade, digite "OpenAndSavePanelService".
  3. Encerrar o Processo: Selecione o processo na lista, clique no botão "X" na parte superior e escolha "Forçar Encerramento".
  4. Reiniciar o OneDrive: Após encerrar o processo, saia e reinicie o aplicativo OneDrive. Isso deve melhorar a estabilidade ao salvar arquivos em pastas alternativas.

Movendo arquivos para outras pastas

Para quem está tendo problemas ao abrir arquivos salvos no OneDrive, a Microsoft recomenda mover esses arquivos para pastas fora das áreas impactadas, como a Desktop e Documents. Esse processo pode ajudar a abrir e editar os documentos sem travamentos:

  1. Localize o Arquivo: Se o arquivo estiver na "Desktop" ou na pasta "Documents", mova-o para outra pasta, como "Downloads" ou uma pasta específica para backup.
  2. Acesse o Arquivo Movido: Ao abrir o arquivo nessa nova localização, ele deve funcionar normalmente, evitando travamentos e falhas.

Problemas de sincronização

A Microsoft também está investigando um segundo problema que afeta tanto usuários de Windows quanto de macOS. Muitos estão relatando dificuldades em encontrar arquivos que estão armazenados no OneDrive.

Para esses casos, a empresa sugere encontrar o arquivo manualmente usando o "File Explorer" ou "Finder", além de abrir e salvar o arquivo novamente, o que pode ajudar na visibilidade do arquivo em outras plataformas, como OneDrive.com e no app móvel.

"Abrir e salvar novamente o arquivo pode melhorar sua capacidade de descoberta no celular ou no OneDrive.com", explicou a Microsoft.

Essa questão de sincronização pode indicar problemas com o cache de dados no serviço, e a Microsoft está trabalhando em uma solução para minimizar os impactos na experiência dos usuários.

Como medida temporária, enquanto a Microsoft trabalha em uma solução mais robusta, os usuários são aconselhados a utilizar essas técnicas para reduzir os impactos.

É recomendável evitar o armazenamento de documentos importantes em áreas como Desktop e Documents no macOS, até que a situação esteja resolvida.