YouTube exibe anúncios em branco para usuários com bloqueadores de anúncios

Imagem de: YouTube exibe anúncios em branco para usuários com bloqueadores de anúncios

Ao invés de pular anúncios, os usuários da plataforma de vídeos mais popular do mundo que usam extensões que bloqueiam anúncios como AdBlock estão sendo surpreendidos com anúncios sendo carregados em branco, enquanto o vídeo inicia.

Punição do YouTube a usuário com bloqueador de anúncios

No fim do ano passado, o YouTube atualizou seus termos e condições de serviços. Como resultado, a plataforma de vídeos passou a enviar notificações por e-mail sobre as alterações e acabou gerando algumas confusões por causa de um parágrafo.

"O YouTube poderá encerrar seu acesso ou o acesso da sua Conta do Google a todo o Serviço ou parte dele se acreditarmos, a nosso critério exclusivo, que a prestação do Serviço para você não é mais comercialmente viável."

Embora o termo não deixe claro o que possa definir quando uma conta "não é mais comercialmente viável", muitos rumores surgiram na internet sobre seu significado, como por exemplo: o YouTube vai punir usuários com bloqueadores de anúncios ou excluir canais da plataforma.

Até hoje não se tem informações de alguma conta que tenha sido encerrada por "não ser mais comercialmente viável".

No entanto, é possível perceber algumas mudanças que o YouTube vem fazendo em seu algoritmo, e os anúncios em branco ainda não é possível saber se é apenas um bug ou punição da plataforma.

Guerra contra anúncios

O debate sobre bloqueadores de anúncios é antigo na internet, muitos usuários usam extensões gratuitas e até pagas para se livrarem dos anúncios enquanto navegam.

Praticamente todo conteúdo produzido na internet depende de anúncios para sobreviver. Alguns sites como o próprio YouTube oferecem uma versão paga que remove os anúncios.

O debate se torna ainda mais polêmico quando o usuário decide usar versões pagas de extensões e aplicativos que bloqueiam anúncios ao invés do plano oferecido pelo produtor de conteúdo.