YouTube deixará de exibir vídeos na página inicial para quem desativar o histórico de exibição

Imagem de: YouTube deixará de exibir vídeos na página inicial para quem desativar o histórico de exibição

Os vídeos sugeridos têm um grande papel no envolvimento dos usuários com o YouTube, mas agora o Google decidiu trazer algumas mudanças significativas nesta área.

A partir de hoje, o YouTube não exibirá vídeos recomendados em certas áreas, como a página inicial, quando o histórico de exibição estiver desativado. A mudança foi comunicada na página de suporte do YouTube.

O Google está ajustando a forma como as recomendações são apresentadas, não exibindo mais sugestões na página inicial e em outras seções que personalizam o conteúdo com base nas preferências do usuário.

O comunicado do YouTube explica que isso se deve ao fato de que as sugestões de vídeos são geradas com base nas suas atividades de visualização passadas.

Com esta alteração, os usuários se depararão com uma página inicial quase em branco, apresentando apenas a barra de pesquisa no topo e o menu de navegação ao lado, tanto no aplicativo quanto na versão web da plataforma.

"A partir de agora, se você optou por desativar o histórico de exibição no YouTube e não possui um histórico de exibição significativo, os recursos que se baseiam nesse histórico para oferecer recomendações de vídeos serão desativados, incluindo o feed inicial do YouTube. Isso significa que, daqui para frente, sua página inicial poderá apresentar uma aparência diferente: você terá acesso à barra de pesquisa e ao menu de navegação à esquerda, mas não verá mais sugestões de vídeos. Isso lhe proporcionará uma experiência mais centrada na busca e na exploração de canais aos quais você está inscrito, bem como nas abas de tópicos."

No entanto, aparentemente isso não afetará os usuários que acessam o YouTube sem uma conta, mesmo eles não mantendo um histórico de exibição. Essa mudança pode ser considerada boa ou ruim, dependendo do ponto de vista.

Por um lado, a redução das sugestões significa que haverá mais ênfase no conteúdo pelo qual você expressamente demonstrou interesse, algo que o próprio YouTube menciona.

Por outro lado, as recomendações de vídeo frequentemente revelam conteúdos valiosos que dificilmente poderiam ser encontrado pelos usuários.

"Estamos introduzindo essa nova experiência para tornar mais claro quais funcionalidades do YouTube dependem do histórico de exibição para oferecer sugestões de vídeos. Além disso, isso simplificará as coisas para aqueles que preferem buscar conteúdo em vez de contar com sugestões."

De qualquer forma, teremos que aguardar para saber como os usuários reagirão a essa mudança. As primeiras impressões parecem indicar uma certa confusão.

O YouTube disse que essa mudança será implementada a partir de hoje, e de forma gradual "nos próximos meses". A plataforma também modificou recentemente a forma como você pode habilitar ou desabilitar o histórico de exibições.

Via: Google Support