A Valve anunciou oficialmente que oferecerá suporte ao seu sistema operacional, o SteamOS, no ROG Ally da ASUS e outros consoles portáteis.
Inicialmente, o SteamOS foi lançado pela Valve como um sistema operacional exclusivo para o Steam Deck, agora a empresa está expandindo o suporte para dispositivos de terceiros, incluindo o ASUS ROG Ally.
A informação foi confirmada por Lawrence Yang, designer da Valve, em entrevista ao The Verge, onde ele também falou sobre o andamento do projeto.
"A nota sobre as chaves ROG Ally está relacionada ao suporte de dispositivos de terceiros para o SteamOS. A equipe continua trabalhando para adicionar suporte para dispositivos portáteis adicionais no SteamOS", disse Yang.
A primeira dica sobre essa expansão veio com as notas de lançamento do SteamOS 3.6.9, que mencionaram a adição de suporte para "chaves extras do ROG Ally", algo que até então não era conhecido.
Quando questionada sobre essa informação, a Valve explicou que isso faz parte dos seus esforços para dar suporte a dispositivos de terceiros no SteamOS.
Mas o ROG Ally não será o único a receber essa atualização. A Valve deixou claro que outros portáteis também estão na fila para ganhar compatibilidade com o SteamOS.
No entanto, como o desenvolvimento ainda está em andamento, pode levar algum tempo até que outros dispositivos também possam rodar o sistema operacional.
O relatório não menciona se o ROG Ally passará a ser comercializado com o SteamOS pré-instalado. Entre os outros portáteis populares no mercado que podem receber o suporte estão o Legion Go da Lenovo e o Claw da MSI.
Steam Deck terá dual-boot com Windows
A Valve também pretende transformar o Steam Deck em um dispositivo dual-boot, permitindo que os usuários alternem entre SteamOS e Windows conforme suas necessidades.
Yang afirmou que estão trabalhando nos drivers restantes para a versão OLED do Steam Deck, mas ainda não há uma data específica para o lançamento completo do Windows nesse dispositivo.
O ASUS ROG Ally já é considerado um dos dispositivos portáteis mais versáteis para jogos, principalmente por rodar o sistema operacional Windows, que oferece ampla compatibilidade e facilidade para atualizações de hardware.
A parceria da ASUS com a Microsoft facilita o processo de validação e permite que a ASUS desenvolva portáteis sem grandes complicações. O ROG Ally está disponível em duas variantes: a versão padrão e a versão X.
Apesar de o Steam Deck ter um desempenho inferior em comparação ao ROG Ally, ele é muito querido entre os gamers graças ao SteamOS baseado em Linux.
A chegada do SteamOS ao ASUS ROG Ally representa um grande avanço para os jogos portáteis, permitindo que os usuários alternem entre dois sistemas operacionais.